"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 27 de junho de 2010

BRILHANTE PROJETO DO DEMISTA JAIME CAMPOS

Projeto de lei quer profissionais de nutrição e educação física no PSF

Objetivo do projeto é o combate ao aumento no número de brasileiros com sobrepeso verificado nos últimos anos

FotoMariz/Agência Senado
O senador Jayme Campos (DEM-MT), apresentou o projeto de lei
O senador Jayme Campos (DEM-MT), apresentou o projeto de lei

Nesta quarta-feira (23), o senador Jayme Campos (DEM-MT), apresentou o projeto de lei que determina a inclusão no Programa de Saúde da Família (PSF) de equipes de profissionais de nutrição e de educação física.

Segundo o parlamentar, a medida tem como objetivo o combate ao aumento no número de brasileiros com sobrepeso verificado nos últimos anos. Citando dados do Ministério da Saúde, ele informou que o número de pessoas obesas no país saltou de 42,7% em 2006, para 46,6%, em 2009.

De acordo com Campos, está claro para os especialistas da área médica que a obesidade decorre, principalmente, de maus hábitos alimentares e do sedentarismo.

"O combate à obesidade deve se converter numa política eficiente e de largo alcance, visto que esta condição também tem grande incidência entre as camadas menos abastadas da população", disse.

De acordo com dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 51% dos homens e 42,3% das mulheres têm excesso de peso. A ocorrência do problema está relacionada a fatores genéticos, mas há uma influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no decorrer da vida. Entre os homens, a situação é mais comum a partir dos 35 anos, mas chega a 59,6% de 55-64. Na população feminina, o índice mais que dobra na faixa etária dos 45 aos 54 anos (52,9%) em relação a 18-24 anos (24,9%).

Fonte ISaúde.netViomundo

Conceição Lemes lança o “Saúde – A hora é agora” em parceria com os doutores Milton Arruda Martins e Mário Ferreira Jr.

O evento, muito prestigiado, ocorreu na noite desta quarta-feira, 23/6, em S. Paulo.

Ao contrário do que muitos imaginam, ausência de doenças não é saúde.
Saúde é tudo isto: água, esgoto, moradia, alimentação, trabalho, salário, lazer, sono, atividade física, sexualidade, relacionamento, emoções, estresse, assim como prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Seus autores:
  • o médico clínico Mílton de Arruda Martins, professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP;
  • o especialista em medicina ocupacional e promoção da saúde Mário Ferreira Jr., coordenador do Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo;
  • e a jornalista especializada em saúde Conceição Lemes, a mais premiada no Brasil por reportagens nessa área.
O livro tem 463 páginas distribuídas em 11 capítulos. Cada um é um guia prático sobre o tema, feito em formato de reportagem. Grandes especialistas foram entrevistados. Entre eles, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, dentistas e veterinários. Também foram ouvidos cerca 500 cidadãs e cidadãos brasileiros, inclusive algumas personalidades.
Clique aqui e saiba mais




Nenhum comentário:

Postar um comentário