"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PROJETO FICHA LIMPA


Os deputados federais vetaram, em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, dez destaques ao Projeto Ficha Limpa, mantendo preservado o texto do relator, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que agora segue para aprovação do Senado.

“O Senado que se prepare, pois nadar contra a maré não é possível. Esperamos que lá também se aprove, rapidamente, esta matéria”, afirmou o vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS). Para Albuquerque, a Câmara “escreveu uma página importante da história brasileira”.

O líder do PHS, deputado Miguel Martini (MG), também espera uma rápida aprovação da proposta pelos senadores: “a Câmara fez seu papel e tenho certeza que, com todo envolvimento da sociedade, conseguiremos a aprovação no Senado e que a lei seja válida já para essas eleições”.

Já o deputado Michel Temer (PMDB-SP), que articulou com os líderes a aprovação do projeto e se comprometeu publicamente em votar a proposta, considerou a sessão de ontem como “histórica” e foi aplaudido pelos parlamentares presentes. “Partilho essa vitória do povo brasileiro com todos os deputados”, comemorou.

O projeto de iniciativa popular foi apresentado à Câmara em setembro do ano passado. A proposta chegou ao Congresso com mais de 1,6 milhão de assinaturas em papel e mais de dois milhões de assinaturas virtuais (pela internet). A ideia é estabelecer regras para impedir que pessoas condenadas em segunda instância na Justiça sejam candidatas às eleições.

FICHA LIMPA E O RANKING DA CORRUPÇÃO

Segundo o TSE o ranking da corrupção no Brasil foi o seguinte, medido pela quantidade de políticos cassados por corrupção desde 2000. Destacam-se no pódio dos campeões, com grande vantagem sobre os demais partidos, o DEM (1º), o PMDB (2º) e o PSDB (3º):


1º) DEM (69);

2º) PMDB (66);

3º) PSDB (58);

4º) PP (26);

5º) PTB (24);

6º) PDT (23);

7º) PR (17);

8º) PPS (14);

9º) PT (10);

10º) PV, PHS, PRONA e PRP ,empatados com (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário