"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 8 de maio de 2010

INDUSTRIA NAVAL BRASILEIRA


Presidente Lula e o navio petroleiro João Cândido lançado no estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape (PE). Foto: Ricardo Stuckert/PR

Quando o estaleiro Atlântico Sul, criado em 2005 e localizado no Porto de Suape, em Pernambuco, anunciou que iria construir um navio petroleiro, muitos duvidaram e disseram que a missão era impossível. A indústria naval brasileira estava ressurgindo após anos de abandono e a última embarcação do tipo havia sido entregue no País em 1997. Hoje, no entanto, o “impossível” se tornou realidade: o estaleiro pernambucano lançou o primeiro navio petroleiro do País em 13 anos em cerimônia realizada no Porto de Suape com a participação do presidente Lula, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e autoridades locais. O navio fará parte da frota da Transpetro.

Lula afirmou estar orgulhoso por ver o projeto concluído e também por ver a cara de felicidade dos trabalhadores do estaleiro. Lembrou que ao ser eleito, afirmou que iria primeiro fazer o necessário, depois o possível e quando terminasse seu governo, o impossível.

E aconteceu exatamente isso: construir esse navio era tido por alguns especialistas do outro lado como impossível.

A entrega do navio petroleiro é uma coisa que tem que ser levada muito a sério, afirmou Lula, porque ela representa a recuperação da indústria naval, que volta a gerar empregos e renda no País, além de contribuir para a autoafirmação de um povo que durante muito tempo foi esquecido, o nordestino. Disse ainda estar feliz por homenagear omarinheiro João Cândido, um dos heróis brasileiros ainda pouco conhecido pela população, e revelou que o próximo navio a ser entregue no País será batizado em homenagem ao economista Celso Furtado.

Ouça aqui a íntegra do discurso:

Para ler a transcrição do discurso, clique aqui.

Lula disse ainda que uma nação não se mede pelo tamanho do seu território, quantidade de árvores ou água, mas sim pela qualidade do povo e a autoestima que ele tem. E o Brasil está aprendendo isso, afirmou. Não há mais espaço no País para a turma que pensava ser o Brasil um país de segunda categoria, onde nada prestava e que estava satisfeita em vez o País exportando apenas café e minério de ferro, criticou o presidente.

O petroleiro João Cândido faz parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), um dos principais projetos estruturantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outros 48 navios petroleiros e gaseiros de grande porte serão construídos no Brasil nos próximos anos. Em junho deste ano será entregue o segundo navio do programa, desta vez no estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário