"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 24 de maio de 2010


Criadas moléculas capazes de bloquear a degradação da insulina no organismo

Descobertas poderão estabelecer as bases para uma nova classe de medicamentos utilizados no tratamento do diabetes


Cientistas da Clinica Mayo, na Flórida, identificaram moléculas potentes capazes de bloquear a degradação da insulina no corpo, facilitando o tratamento do diabetes. Os pesquisadores dizem que suas descobertas poderão estabelecer as bases para uma nova classe de fármacos que tratam o diabetes.

As moléculas minúsculas que eles desenvolveram trabalham inibindo uma máquina molecular potente, conhecida como enzima degradadora de insulina (IDE) de degradar o hormônio. Isso mantém a insulina no organismo mais tempo para ajudar a remover a glicose do sangue.

"A descoberta pode levar a medicamentos que os diabéticos podem usar para ajudar a trabalhar melhor e por mais tempo a insulina", disse o pesquisador principal do estudo, Malcolm Leissring.

A IDE é uma protease, enzima que corta proteínas ou peptídeos em pedaços menores. Segundo Leissring, inibidores têm sido desenvolvidos para praticamente todas as proteases biomedicáveis importantes no organismo. "É muito surpreendente que os inibidores da IDE não tenham sido desenvolvidos antes, especialmente dada a relação especial da IDE com a insulina."

"Se IDE é inibida, a insulina permanece no organismo por mais tempo. Normalmente, cerca de metade da insulina produzida pelo pâncreas é imediatamente destruída pelo fígado, ninguém sabe por que isso ocorre, mas pode ser uma forma de regular a quantidade de insulina que entra na corrente sanguínea" acrescentou o pesquisador.

Leissring explicou que quando a insulina atinge as células ela é normalmente destruída muito rapidamente pela IDE e que, quando você para esse processo com um inibidor de IDE, a insulina permanece por mais tempo no interior da célula, permitindo que o hormônio funcione com mais eficiência.

"Inibidores de IDE também podem ser benéficos para outras doenças além do diabetes. A insulina está envolvida em uma ampla gama de processos surpreendentemente importantes, incluindo a memória e a cognição, assim os inibidores podem vir a ter múltiplos usos", concluiu Leissring.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário