"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PROJETO FICHA LIMPA


Projeto Ficha Limpa é aprovado na Câmara dos Deputados
05.05.2010

FOTO: José Cruz/Agência Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou, no início da madrugada desta quarta-feira (5/5), com 389 votos a favor e nenhum contra, o substitutivo do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) ao texto principal do projeto de lei Ficha Limpa, que impede candidaturas de condenados pela Justiça há mais de dois anos de prisão.

“Esperamos que este fato, ao lado de tantos outros que produzimos ao longo do tempo, tenha repercussão nacional, que o povo saiba que sem um Congresso soberano, não há democracia”, discursou o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP).

“Hoje, fica provado que quando a população participa da política, é possível mudar a história”, comemorou a deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS).

Agora, os deputados analisarão, no mínimo, 12 destaques que podem alterar o conteúdo do texto aprovado. Não há prazo para a conclusão da análise dessas emendas. Todavia, os parlamentares tentarão, ainda hoje, chegar a um acordo para que a tramitação seja rápida.

Ontem, cerca de 50 manifestantes fizeram uma limpeza simbólica da rampa do Congresso Nacional para pedir a votação do Ficha Limpa e que as novas regras já sejam válidas para as eleições de outubro.

“Ainda dá tempo, nossa esperança é que valha para esta eleição”, afirma a representante da organização não-governamental Avaaz, Graziela Tanaka. “O jogador tem de entrar em campo limpo”, lembra a estudante Sandra Mairol.

O juiz e coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Marlon Reis, enfatiza que a proposta parlamentar reflete um desejo da sociedade: “toda a população brasileira gostaria de ver essa faxina que está sendo feita aqui, lá dentro do Congresso”.

O MCCE, composto por mais de 40 entidades, conseguiu reunir mais de quatro milhões de assinaturas a favor da proposta legislativa. Saiba mais sobre o MCCE (WWW.MCCE.ORG.BR)
Fonte Dilmanaweb.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário