"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 12 de maio de 2010


Cerca de 70% das mulheres sofrem de dores nas costas durante a gravidez

Na amamentação, por ser um período em que a mãe carrega mais o filho no colo, também são frequentes as sobrecargas na coluna


De acordo com o ortopedista Alexandre Fogaça, especialista do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, estima-se que 70% das mulheres têm problemas nas costas durante a gravidez, pois o corpo sofre alterações que podem desencadear dores. " A variação hormonal e o aumento do peso, principalmente no fim da gravidez, provocam alguns problemas, como lombalgias e tendinites" , explica.

Durante a amamentação, por ser um período em que a mãe carrega mais o filho no colo, também são frequentes as sobrecargas na coluna. O especialista lembra que, isso, normalmente, não leva a doenças mais graves, mas pode causar dores musculares e alterações de postura, como lordose e escoliose, que precisam ser tratadas.

Além do uso de analgésicos, que em alguns casos precisam ser prescritos, os tratamentos durante e após a gestação são feitos com fisioterapia, alongamentos para as pernas e exercícios físicos, para fortalecer a musculatura que reveste a coluna e o abdômen. " Na fase de amamentação, as atividades físicas são mais recomendadas do que o uso de medicações, pois essas podem alterar o leite e prejudicar o bebê" , alerta Fogaça.

O médico ressalta que as mulheres que praticam exercícios físicos, antes e durante os primeiros meses de gestação, desde que não tenham nenhuma contra-indicação do obstetra, têm menos chance de sofrer de dores nas costas.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário