"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 6 de maio de 2010

JOÃO DURVAL, SENADOR DA REPÚBLICA E FILHO DE IPUAÇU, FEIRA DE SANTANA, DEFENDE A REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DE 44 PARA 40 HORAS.






O senador João Durval (PDT-BA) defendeu nesta quinta-feira (6) a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas. O assunto foi tema de discurso do senador baiano que subiu à tribuna para fazer uma reflexão a respeito do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio. Para Durval a sociedade brasileira chegou a um estágio de maturidade econômica e social que permite discutir e aprovar a redução da jornada.

Integrante do Partido Democrático Trabalhista (PDT), João Durval lembrou que desde o seu nascimento a agremiação defende a redução da jornada semanal de trabalho.

No discurso ele pediu a aprovação rápida da PEC 231, de autoria dos então deputados e hoje senadores Paulo Paim (PT-RS) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), que propõe a redução da jornada e que tramita há 15 anos no Congresso Nacional.

Argumentação

Para reforçar o argumento, Durval citou o mestre indiano Yogananda, que sempre defendeu uma semana de cinco dias de trabalho. Segundo ele o homem precisa de dois dias de folga, um para descansar e outro para meditar.

Na mesma linha o senador baiano citou o industrial norte-americano Henry Ford, que defendia maior espaço para o lazer dos trabalhadores que, conforme pregava, teriam maior tempo para o consumo. “Onde os povos trabalham mais, por muito tempo e com menos lazer, compram poucos bens”, afirmava Henry Ford.

A melhoria na saúde e na qualidade de vida do trabalhador foram defendidas por João Durval como resultado de um maior convívio familiar e mais tempo para o lazer, a cultura e até a política, “fundamentais para o pleno exercício da cidadania”.

Para completar a linha de argumentação, Durval citou dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Já em 2008 o organismo afirmou oficialmente que “a jornada de 40 horas semanais é o padrão legal predominante no mundo. A maioria dos países industrializados já adota o limite de 40 horas, entre eles Canadá, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Estados Unidos e metade dos países da União Européia”.

João Durval citou também depoimento do senhor Dagoberto Lima Godoy, da Confederação Nacional das Indústrias, (CNI) a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, ao afirmar que a jornada médias dos trabalhadores no Brasil já é inferior a 44 horas, de cerca de 40,4 horas e que dados do Dieese atestam que o impacto da redução legal seria muito pequeno na economia.Salvar agora


ASSESSORIA-SENADOR JOÃO DURVAL CARNEIRO (PDT/BA)
silvioromero@senado.gov.br

Sinto-me orgulhoso do voto que concedí a este grande feirense contribuindo com a sua ascensão ao Senado da República. As suas posições políticas progressistas, sempre ao lado da classe operária e, em particular, ajudando o Presidente Lula a gerar emprego e renda para a grande massa de deserdados deste País, fazem-me consciente do acerto deste voto. Espero que o seu filho Sérgio continue honrando a história escrita por seu amado e honrado pai.O Brasil e Feira de Santana,agradecem. Espero que mandem fotos alusivas ao seu aniversário, para o meu blog e para o meu endereço. No dia 8 de maio de 2010 estarei dando plantão no Hospital da Mulher, mas , desde já , desejo ao taurino João,saúde e uma mais longa vida para que possamos escrever as suas memórias. Ao lado de Chico Pinto, Colbert, Falcão e tantos outros ilustres nomes da política regional, o dentista João Durval escreveu páginas gloriosas como Governador, Senador, Deputado Federal, Prefeito e Vereador. Viver assim é oferecer-se à História. Sinto-me honrado em ser seu admirador e eleitor. Desde já , aceite os meus mais sinceros votos de um Felz Aniversário. oldecir marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário