"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Inquérito nacional revela perfil de saúde e nutrição dos povos indígenas

Convivência com os não índios provocou mudanças drásticas no estilo de vida e eles já sofrem de obesidade, hipertensão e diabetes

Estudo revela o perfil de saúde e nutrição dos povos indígenas
Estudo revela o perfil de saúde e nutrição dos povos indígenas

Resultado do maior levantamento já realizado no Brasil sobre povos indígenas, o Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas revela uma radiografia completa das condições de vida dessas tribos. Sob a coordenação geral do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Carlos Coimbra Jr., o estudo foi realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome, e recursos do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O inquérito foi executado graças à parceria entre a Abrasco e o Instituto de Estudos Ibero-Americanos, da Universidade de Gotenburgo, na Suécia.

Apesar de representarem menos de 1% do contingente populacional brasileiro - aproximadamente 500 mil pessoas - os indígenas estão divididos em mais de 200 etnias, falando cerca de 180 línguas.

De acordo com a pesquisa, eles podem ser encontrados em todos os estados do país, com exceção do Piauí e Rio Grande do Norte, e suas terras ocupam, aproximadamente, 15% do território nacional.

O processo histórico vivido pela população brasileira também alterou, severamente, os sistemas de subsistência indígenas. Muitos índios vivem, hoje, em áreas urbanas e, por isso, não mais produzem diretamente os alimentos consumidos.

O levantamento mostra que "pressões exercidas pela expansão dos projetos de colonização rural e empresas agropecuárias, garimpos e indústria extrativista, aliadas a ambientes degradados, comprometem seriamente sua segurança alimentar e saúde geral". A convivência com os não índios já provocaram mudanças drásticas no estilo de vida desses povos, que já começam a sofrer de obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Dados revelam, também, elevadas prevalências de desnutrição em crianças e de anemia em mulheres e


Fonte: Isaude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário