"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 30 de maio de 2010

OS ESTRAGOS QUE O FUMO PROVOCA

O nosso esforço em conscientizá-los quanto aos riscos de consumir tabaco deve ser diretamente proporcional ao estrago que o fumo provoca na espécie humana.

Sempre que lemos as informações sobre o tabagismo, observamos que, sejam as mortes ou sejam as doenças, elas são denominadas 'evitáveis'. Isto significa que um número imenso de situações médicas gravíssimas poderia não estar ocorrendo, se as pessoas, em algum momento de suas adolescências, não tivessem optado por experimentar tabaco e, posteriormente, se os alertas quanto aos riscos de fumar não fossem continuadamente ignorados.

As equipes de saúde, por mais que tentem amenizar os sofrimentos humanos, muitas vezes se vêem impotentes para livrarem-nos de grandes perdas.

fotos gentilmente cedidas pelo cirurgião vascular Jackson Caiafa, diretor médico da Espécial, Clínica dos Pés, Rio de Janeiro

1 2

3 4

5 6

7

A tentativa de preservar a maior parte possível do membro de um paciente fumante que gangrenava em sua extremidade (fotos acima), revelou-se frustrante. Uma vida foi salva, sem, no entanto, impedir que a equipe do dr. Caiafa ficasse face à face com uma grande mutilação humana. E nós, com a indagação de quando iremos conseguir acordar as pessoas para os imensos riscos do tabagismo.

O tabaco deveria estar permanentemente num banco de réus. Diariamente, deveria ser acusado de haver cometido novos crimes. O tabaco mata 13.700 pessoas por dia no mundo. Dentre estes, leva 550 brasileiros. Não existe nenhuma arma de destruição em massa com este potencial letal, por mais insanos que possam ser vários dos líderes que nos governam.

Deveríamos estar nos protegendo de tal arma com todas as nossas forças, entretanto, à guisa de exemplo, vemos que, nos Estados Unidos, onde existe bastante informação circulando sobre este assunto, a cada dia, 3.000 adolescentes começam a fumar...

O fumo deixa rastros de destruição visíveis até nas maternidades. É culpado por diversos casos de más-formações fetais. Quando vejo no hospital em que trabalho, junto ao setor de consultas de pré-natal, as futuras mamães fumando, fico muito penalizado, tendo a certeza de que nenhuma delas tem a mais vaga idéia dos riscos que estão impondo aos seus fetos.

Fumo - Risco aumentado de má-formação fetal

Enquanto as décadas vão passando, é com uma lentidão impressionante que vamos tentando reverter este grave engano de nossa civilização, que foi transformar uma verdura, as folhas de uma planta das Américas, a Nicotiana tabacum, numa fonte de prazer inesgotável, de fácil acesso e custo baixo.

Gerações após gerações, milhões de adolescentes vão sendo tragados pelas indústrias de tabaco, consumindo bilhões de cigarros anualmente.

foto gentilmente cedida pelo dr. Jacob Kligerman, ex-diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCa)

Por onde a fumaça passa, a destruição vem junto, a começar pela boca, que é a primeira a receber o veneno aspirado. O câncer de língua é uma consequência natural da nossa loucura coletiva.

www.cigarro.med.br

FONTE :Medicina Avançada dra.Shirley de Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário