"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 10 de maio de 2010

IMPORTÂNCIA DOS BANCOS PÚBLICOS, ESTATAIS E INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA


10.05.2010

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que a ação do governo ao estimular os investimentos garantiu para os próximos anos a “década da infraestrutura”.

“O Brasil investiu pouco em infraestrutura desde a década de 80. A partir dos anos 2000, o Brasil começou a crescer e o governo Lula ampliou os investimentos na área e, por isso, fizemos o Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]. A política industrial voltou a ser introduzida", afirmou MANTEGA, DURANTE PALESTRA no Seminário de Infraestrutura, promovido pelos jornais Valor Econômico e Financial Times, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo ele, os bancos públicos estão aumentando o volume de crédito e, por isso, o Brasil foi um dos países que se recuperou mais rapidamente da crise financeira internacional. "A ação das empresas estatais [na crise de 2008] se deu para apoiar o setor privado. Muitas vezes há dúvida sobre isso e alguns falam em estatização. Mas, o que tem sido feito é em estímulo ao setor privado. Todo empresário que precisou de recurso foi ao BNDES e encontrou esse recurso”, afirmou o ministro.

Essa política de estímulo ao investimento privado desenvolvida no governo, ressaltou Mantega, possibilitou que vários grandes projetos de infraestrutura tivessem suas obras iniciadas nos últimos anos. A maioria deles será entregue nos próximos anos, no que ele classificou como “década da infraestrutura”.

O ministro afirmou também que as empresas estatais estão aumentando seus investimentos, sua parceria com o setor privado e mesmo assim continuam eficientes e obtendo lucros, diferente do que se registrou no passado.

“As instituições estatais hoje funcionam apoiando o setor privado, mas são eficientes em si. No passado, a maioria delas trabalhava no vermelho. Não se sabia se era por conta do subsídio [ao setor privado] ou por desempenho ineficiente. Se pegarmos o Banco do Brasil, a rentabilidade dele é tão elevada quanto a dos bancos privados. A Petrobras teve que nacionalizar sua produção o que, em tese, elevaria seus gastos com a compra de produtos, mas o que vemos é que o lucro da Petrobras está alto, e mais alto que as demais petrolíferas”, argumentou.

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, também fará uma apresentação para os empresários do setor de infraestrutura e deve falar sobre as propostas para ampliar esse potencial de investimentos. A editora-chefe do Valor Econômico, Vera Brandimarte, disse que convidou o ex-governador de São Paulo, José Serra, para o seminário e lamentou a ausência dele. “Infelizmente, José Serra não pôde comparecer. Vai ver ele acha que os assuntos de infraestrutura não são relevantes neste momento”, disse, na abertura do seminário.

OUÇA REPORTAGEM SOBRE O DISCURSO DE GUIDO MANTEGA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário