"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 4 de maio de 2010

1° DE MAIO EM FEIRA DE SANTANA




Deputado Sérgio Carneiro participa das comemorações

pelo Dia Mundial do Trabalho

Apresentações culturais e atos políticos em defesa dos direitos dos trabalhadores marcaram a programação, em Feira de Santana, da data histórica 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho. O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) participou das comemorações que representam a luta e conquistas dos trabalhadores.

Carneiro, acompanhado dos vereadores Angelo Almeida (PT) e Roberto Tourinho (PSB), parabenizou bancários e metalúrgicos que festejaram a data em um clube local com atividades de lazer. Os parlamentares debateram uma bandeira antiga dos trabalhadores, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), o estabelecimento das 40 horas geraria dois milhões de novos empregos. Na tarde, na Praça do Tomba, o deputado se encontrou com trabalhadores da cidade e do campo, que chegaram em caravana, e diversos representantes de centrais sindicais (CUT e CTB), federações, sindicatos e movimentos sociais. Neste ato, também marcaram presença o vereador Marialvo Barreto (PT), o presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Jaime Cruz e a presidente do Sindicato dos Trablhadores Rurais, Conceição Borges.

Nos dois momentos, Sérgio Carneiro ressaltou a importância das políticas públicas do Governo Federal e os reajustes concedidos no salário mínimo acima da taxa de inflação, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da classe trabalhadora brasileira. “Hoje, no governo do presidente Lula, 12 milhões de famílias recebem um salário mínimo”, disse. Ele também frisou o papel fundamental do deputado federal no suporte ao presidente da República durante as discussões e aprovações de projetos que beneficiam diretamente o trabalhador. “Nós, parlamentares da Câmara dos Deputados, ajudamos o presidente Lula a melhorar o Brasil aprovando todos os projetos de interesse da classe trabalhadora”.

Histórico - O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho (Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho)

--
Deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA)
Assessoria de Imprensa – DF/FSA
Escritório Político - Feira de Santana - BA
Rua Barão do Rio Branco, 1.045 – Centro – Fone: (75) 3623-5180
Câmara dos Deputados - Gabinete 671 - Anexo III
Praça dos Três Poderes - CEP: 70160-900 - Brasília – DF – Fone: (61) 3215-3671

Nenhum comentário:

Postar um comentário