"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A ECONOMIA BRASILEIRA VIVE NÍVEIS CHINESES DE CRESCIMENTO. PAÍS CRESCE 9,85% NO PRIMEIRO TRIMESTRE


País cresceu 9,85% no primeiro trimestre
A economia brasileira cresceu perto de 10% no primeiro trimestre deste ano, acima do que a maioria dos analistas de mercado e o Ministério da Fazenda estão projetando para o período – na casa de 8%. É o que mostrou o novo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que encerrou o primeiro trimestre com alta de 9,85% sobre igual período de 2009.

Em relação ao quarto trimestre do ano passado, o IBC-Br teve expansão de 2,38% (que significa, em termos anualizados, crescimento próximo de 10%). O dado reforça a análise de que a economia brasileira se encontra em ritmo muito forte neste início de ano e é necessário por um freio no nível de atividade.

O IBC-BR é um indicador criado pelo Banco Central para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma das riquezas produzidas pelo País – e é a mais recente ferramenta para ajudar na definição da taxa básica de juros (Selic).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga oficialmente o PIB, só anunciará o resultado do primeiro trimestre no dia 8 de junho. Com periodicidade mensal, o IBC-Br leva em conta estatísticas sobre agropecuária, indústria e serviços.

O resultado forte do indicador no primeiro trimestre ajuda a entender por que Henrique Meirelles e sua equipe foram unânimes em elevar em de 0,75 ponto porcentual os juros na última reunião do Comitê de Política Monetária, em abril. E por que se espera que o BC siga nessa toada pelo menos por mais uma reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário