"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 2 de maio de 2010

JOVENS TRABALHADORES



Jovens ocupam 80% dos postos de trabalho criados desde 2003
02.05.2010
Os jovens brasileiros representam hoje 36% dos trabalhadores formais. São cerca de 14 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos que estão no mercado de trabalho. A publicitária Aline Alves, 23 anos, faz parte deste grupo. Começou aos 14 anos no caixa do comércio do pai até descobrir que “precisava de algo mais”. Passada quase uma década, Aline alimenta o sonho de ser empreendedora.

“Eu estou começando devagar, sempre guardando e investindo o dinheiro que sobra. Eu quero mesmo é ter uma vida tranqüila e dar estabilidade para os meus pais”, conta Aline, filha de caminhoneiro.

O governo calcula que os jovens entre 18 e 29 anos ocupam 80% dos 12,4 milhões de postos de trabalho criados desde 2003. “A questão é ver em que condições estes jovens estão entrando no mercado de trabalho”, diz o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury.

Segundo ele, as políticas públicas voltadas para os jovens entre 15 e 29 anos atenderam, em cinco anos, 10 milhões de pessoas em programas de escolarização e qualificação profissional. “Começamos a resgatar uma dívida com os jovens, mas há um longo caminho a percorrer. Aumentamos a escolarização, mas precisamos garantir uma inserção no mercado em condições menos precárias”, avalia Cury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário