"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 28 de maio de 2010

HABITAÇÃO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR


Nos últimos sete anos, o governo federal ampliou a capacidade de produção e o financiamento para os agricultores familiares. O passo seguinte será a melhoria das condições de habitação no campo.

“Defendo a criação dentro da Caixa [Econômica Federal], na gerência nacional de habitação de interesse social, de uma área especifica para tratar da habitação da agricultura familiar”, afirmou hoje a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, em entrevista coletiva na cidade de Chapecó (SC).

Conhecedora do tema, Dilma também falou sobre a necessidade de criar condições para manter os jovens no campo. Para isso, a petista afirmou que eles precisam ter acesso à educação de qualidade e às tecnologias disponíveis nas áreas urbanas, como a internet de banda larga.

O governo Lula ajudou muito a agricultura familiar a dar um passo importante. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo, ampliou as linhas de crédito de custeio e investimento nas lavouras de R$ 4,5 bilhões em 2003 para R$ 15 bilhões no ano passado.

Em seu discurso, a petista disse conhecer a importância dos agricultores familiares para a economia e que vai lembrar deles a cada manhã, quando acordar e ver os alimentos que são produzidos por eles. “Eu sei que a agricultura familiar é responsável por 40% de toda riqueza que se produz no campo, sei que oito em cada dez tratores estão na agricultura familiar. Ela está mudando e está se tornando uma agricultura com mais técnica e mais profissionalização.”

Ao final, ela vestiu o chapéu dos agricultores familiares e foi provar o almoço que estava sendo preparado pelos produtores. “Eu tenho muita fé em vocês e eu tenho certeza dos meus compromissos e tenho certeza que juntos vamos desafiar os desafios e fazer um país melhor para nossos filhos, filhas, netas e netos.”

Bolívia

Dilma voltou a COMENTAR AS DECLARAÇÕES de integrantes da oposição que acusaram o governo boliviano de ser cúmplice do aumento do tráfico de drogas no Brasil. A petista lembrou que a Polícia Federal e o Ministério da Justiça trabalham em parceria com a Bolívia e, por isso, foi possível fechar recentemente uma unidade de refino de cocaína.

“Chamo a atenção para que haja prudência. Estadista não faz isso de incriminar um governo de outro país”, afirmou. “É diferente do que dizer que da Bolívia vem a droga. Dizer que da Bolívia vem droga é uma coisa, dizer que a responsabilidade é de um governo é outra diferente.”

Segundo Dilma, o ex-ministro da Justiça Tarso Genro informou que os dois países trabalham em parceria. “No que se refere à questão das drogas é também importante sinalizar que a Polícia Federal e o Ministério da Justiça estão com uma operação bastante intensa com a Bolívia.”

ASSISTA AO DISCURSO DE DILMA.

OUÇA REPORTAGEM SOBRE HABITAÇÃO RURAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário