"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 23 de maio de 2010

DILMA ROUSSEF CRESCE E SERRA DESABA



Não deu mais pra segurar. O Datafolha teve de curvar-se à realidade apontada pelos demais institutos e admitir que existe empate entre os principais candidatos à presidência. A pesquisa, publicada hoje pela Folha, aponta 37% para Serra e Dilma. Basta olhar o gráfico ao lado que se verifica que, as linhas recuperam a tendência que tinham até o final de fevereiro, quando – “de repente, não mais que derrepente” – apareceu uma misteriosa vantagem de 10 pontos para Serra.O fato do Datafolha ter, finalmente, reconhecido ascensão de Dilma – que, é claro, foi atribuída ao programa do PT na televisão a– não se explica apenas pela exibição do programa nacional do PT, tal como querem fazer crer. A exposição de Dilma não justifica Serra ter perdido cinco pontos. Só se perdeu o que nunca teve.

O empate que se aponta na pesquisa estimulada do Datafolha, e o próprio instituto sabe disso, só mascara a realidade de que quanto mais há informação, mais aumenta a preferência por Dilma. Por isso a direita joga tudo na inglória batalha para que o Presidente nem sequer possa pronunciar o nome de Dilma Roussef.

Veja como a Folha descreve a situação, hoje:

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados a uma lista com os nomes dos candidatos, a curva da intenção de voto de Dilma continuou a descrever uma sólida curva ascendente. Ela tinha 8% em dezembro.Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. José Serra pontuou 14% -ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento. Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula , que não pode ser candidato. Outros 3% declarar querer votar no “candidato do Lula”.E 1% respondem “no PT” ou no “candidato do PT”. Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% -os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.A pior notícia para Serra, porém, é que a censura a Lula pode estar fazendo com que só lentamente Dilma seja identificada como sua candidata, mais isso não impede que o “bolo” de votos pela continuidade dos processos de mudança no Brasil siga aumentando. Fui buscar os dados completos da pesquisa de abril, à qual o texto se refere. Ali, a soma de votos Dilma-Lula- candidato do Lula/PT é de 24% (13+7+3+1). Portanto, o voto espontâneo pró governo cresceu quatro pontos. Os 28% deste bloco agora superam em 12 pontos a soma da oposição (Serra, 14% e Marina, que tem 2%). Antes, eram apenas 9 pontos.

A coleção de provas de que a liderança de Dilma vai se acentuar, em condições normais, não pára aí. Caiu sua rejeição – 24% para 20% – e a de Serra subiu de 24% para 27%. Na simulação de segundo turno, onde a Folha dizia que ela teria dez pontos a menos que Serra no mês passado (50% a 40%), agora aparece à frente, por um ponto: 46% a 45%.

sequer possa pronunciar o nome Dilma Rousseff.
Fontes Folha online, Blog da Dilma e Blog do Saraiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário