"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 30 de maio de 2010


No Dia Mundial Sem Tabaco, Brasil constata que meninas estão fumando mais

Sociedades de Cardiologia e Pneumologia vão alertar a população sobre os riscos do tabaco e os efeitos da nicotina no organismo

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) programaram uma série de atividades para alertar a população sobre os riscos do tabaco e os efeitos da nicotina no organismo. O tema deste ano escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é " Tabaco e Mulher" . A SBC estima que no Brasil 17,1 milhões mulheres ainda fumam, apesar desse número ter caído expressivamente nos últimos anos.

Mas o diretor de Promoção à Saúde Cardiovascular da SBC, Dikran Armaganijan, está preocupado. Pesquisa feita pela SBC em escolas públicas de São Paulo revelou que as meninas estão fumando mais que os garotos. O estudo feito com 2.829 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio constatou que quase 10% dos alunos fumam, sendo 61% meninas e 39% meninos. Entre as garotas, 11% fumam a menos de um ano; 59% entre 1 e 3 anos; 28% entre 4 e 6 anos; e 2% mais do que 6 anos.

A integrante do Comitê Antitabaco da SBC, Silvia Cury, que coordenou a pesquisa, lembra que mundialmente o uso do cigarro entre as meninas têm aumentado e a indústria tabagista vem comercializando produtos " light" e com " baixos teores de alcatrão e nicotina" com forte apelo entre as mulheres. " Os riscos destes produtos são os mesmos" , afirma.

O diretor de Promoção à Saúde Cardiovascular da SBC explica que a mulher foi escolhida para ser o foco da campanha por dois motivos: por ela ser influente na decisão do marido ou companheiro em largar o cigarro e por ela própria quando é a fumante. "É preciso alertar sobre os danos causados no organismo feminino pelo tabaco, que muitas vezes está associado à pílula anticoncepcional e pode causar infarto e derrames precocemente" , alerta o especialista.

A SBC fará, no MASP, medições de monóxido de carbono para mostrar o nível de comprometimento da capacidade respiratória dos fumantes, distribuirá folhetos informativos e fará demonstrações com a boneca Altina (" filha do alcatrão com a nicotina), que fuma e demonstra didaticamente todos os efeitos do cigarro no organismo. Os folhetos informativos da SBC e da SBPT trarão dicas de como deixar o cigarro, os riscos do tabagismo e um quadro com os benefícios a curto, médio e longo prazo ao parar de fumar (abaixo). As atividades também ocorrerão na estação Sé do Metrô.

Fonte: SBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário