"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Células-tronco adultas do pulmão associadas com pior prognóstico do câncer

Pesquisadores descobriram que esse tipo de célula, vital para a reparação de lesões, é encontrado também em áreas pré-cancerosasFoto: Divulgação/Psychcentral

Imagens de células-tronco observadas durante estudo
Imagens de células-tronco observadas durante estudo

As células estaminais adultas, que são vitais para a reparação das vias aéreas no pulmão, mas que persistem em áreas onde as lesões pré-cancerosas são encontradas estão associadas a um pior prognóstico em pacientes que desenvolvem câncer, inclusive aqueles com a doença em estágio inicial, segundo investigadores da Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos.

Essas células-tronco adultas são encontradas em áreas de reparação após a lesão e também são encontrados em áreas pré-cancerosas, sugerindo que elas podem sofrer mutações e se tornarem células-tronco causadoras de câncer, se tornando, além disso, células potenciais para o desenvolvimento do câncer de pulmão e um possível alvo para estratégias de prevenção e de novas terapias direcionadas.

"O estudo descobriu que, quando estas células-tronco adultas são encontradas em tumores, elas estão associadas com um prognóstico pobre, e elas poderiam ser usadas como marcadores para ditar a necessidade de um tratamento mais agressivo", disse a co-autora sênior do estudo, Brigitte Gomperts.

A presença de células-tronco adultas nos tumores também foi encontrado para ser associada com uma maior probabilidade de que o câncer tenha se espalhado para outros órgãos.

"Nós podemos usar a presença dessas células-tronco adultas para identificar pacientes com alta probabilidade de reincidência e de risco de metástase, mesmo naqueles onde o tumor é pequeno e pode ser totalmente removido", acrescentou Gomperts.

Existe um crescente corpo de evidências que mostra que muitos, senão todos, os cânceres são causados por células-tronco. Células-tronco cancerosas são resistentes à terapia e ficam adormecidas, despertando, por vezes, anos mais tarde, e recriando o tumor. Se as células-tronco do câncer puderem ser identificadas e estudadas, terapias poderiam ser desenvolvidas para matá-las.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário