"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

WAGNER NA LIDERANÇA

BA: Wagner venceria no primeiro turno com 46%, segundo Ibope
06 de agosto de 2010 19h53 atualizado às 19h56

PESQUISA IBOPE
DAVI LEMOS
Direto de Salvador

O candidato à reeleição ao governo da Bahia, Jaques Wagner (PT), venceria no primeiro turno, como apontou pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (06). O petista teve 46% das intenções de voto, seguido de Paulo Souto (DEM), com 19%, e Geddel Vieira Lima (PMDB), com 11%. O outro candidato a pontuar foi Carlos Nascimento (PSTU), com 1%.

A pesquisa ouviu 1.008 eleitores entre os dias 3 e 5 de agosto e possui margem de erro de três pontos percentuais. Ainda de acordo com o Ibope, 9% do eleitorado baiano deve votar em branco ou anular o voto, enquanto 14% estão indecisos.

O governador Jaques Wagner declarou-se "triplamente feliz com os resultados. Primeiro, por Dilma, que abriu 10% de vantagem sobre Serra, depois pelos meus próprios resultados e por último pela performance de Lídice e Pinheiro, que estão crescendo de forma constante, antes mesmo do horário eleitoral".

O Ibope ainda aferiu a rejeição de cada candidato, e o ex-governador Paulo Souto lidera neste quesito, com 26% de rejeição. Ele vem seguido de Luiz Bassuma (PV), com 20%, e Geddel Vieira Lima, com 17%. O governador Jaques Wagner aparece em quarto, com 16% de rejeição do eleitorado.

Sandro Santa Bárbara (PCB) figura com 15%, e os candidatos Marcos Mendes (PSOL) e Carlos Nascimento com 13%. Vinte e dois por cento dos eleitores não sabiam ou não responderam e 15% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos.

Senado
A pesquisa Ibope também ouviu a preferência do eleitorado sobre os candidatos ao Senado. O senador César Borges (PR), candidato à reeleição, figurou com 38% das intenções de voto, seguido de Lídice da Mata (PSB), com 25%, e Walter Pinheiro (PT), com 23%. Os candidatos do DEM, José Ronaldo e José Carlos Aleluia, tiveram 10% e 7%, nesta ordem.

O candidato Edvaldo Brito (PTB) aparece com 4% das intenções de voto, à frente de Carlos Santana (PCB) e Edson Duarte (PV), que têm 3%. Os candidatos do PSOL, Zilmar e França, figuram com 2% e 1%, respectivamente. 19% do eleitorado votaria em branco ou nulo e os indecisos ainda são 48% do eleitorado. A pesquisa foi registrada no TRE-BA, com o número 26.769/2010.

DILMA MANTÉM VANTAGEM DE 5%, NA ESTIMULADA E 8%,NA ESPONTÂNEA.

Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo encerrada horas antes do primeiro debate entre os candidatos aponta vantagem de cinco pontos porcentuais para a petista Dilma Rousseff (39%)nas intenções de voto para a Presidência sobre o tucano José Serra (34%).

Os índices dos dois principais concorrentes são exatamente os mesmos da pesquisa Ibope feita uma semana antes. A candidata do PV, Marina Silva, é a preferida de 8% dos eleitores.

Os adversários de Dilma, somados, têm 42%das preferências - nenhum dos chamados "nanicos" chegou a 1% das menções dos entrevistados. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa ter mais votos do que a soma dos obtidos pelos adversários.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a ex-ministra da Casa Civil venceria por 44% a 39% se a eleição fosse realizada hoje.

A vantagem da candidata petista é de oito pontos porcentuais na pesquisa espontânea ( 25% a 17%)- aquela em que os entrevistados manifestam sua intenção de voto antes de ler a lista de candidatos. O universo de indecisos ainda alcança 44% na pesquisa espontânea.


Charge do Regi para o Correio Amazonense


Nenhum comentário:

Postar um comentário