"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SUB-SEDES DA COPA DO MUNDO DE 2014

Deputado Sérgio Carneiro media reforma do

Jóia da Princesa com o Ministério do Esporte

Por intermédio do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Milton Britto conversou ontem (4), por telefone, com o ministro do Esporte, Orlando Silva a respeito da interdição por 90 dias para a reforma do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa.

A iniciativa do parlamentar petista foi motivada após a participação do vice-presidente do Fluminense de Feira, José Francisco Pinto, na audiência concedida pelo prefeito Tarcízio Pimenta aos dirigentes do Fluminense de Feira, Feirense e Bahia de Feira, na tarde da última terça-feira (3). O gestor municipal pontuou a necessidade de buscar parcerias para ajudar na reforma do gramado e a implantação de um novo sistema de drenagem, revelando que o Governo Municipal se encontra em dificuldades financeiras para suprir sozinho a realização desta obra, orçada em torno de 1 milhão.

Além de destacar o empenho do deputado Sérgio Carneiro em busca de ajuda que possa solucionar o problema, o ministro Orlando Silva também solicitou ao chefe de Gabinete do Prefeito a imediata elaboração de um projeto e o seu cadastramento no SICONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal). Assim, todos os atos relativos serão apresentados para proposição e análise técnica do projeto, planejamento e a elaboração de um cronograma de acompanhamento da execução da obra.

Porém, o deputado Sérgio Carneiro alerta que por conta do período eleitoral a liberação de recursos se torna restrita. A Lei Eleitoral nº 9.504/97 impede a União de fazer transferências de verbas para Estados e Municípios, a não ser as já previstas em contratos e que sejam destinadas a ‘obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado’ ou a ‘situações de emergência e de calamidade pública’. “Se a eleição for definida ainda no 1° turno, não teremos que esperar até o mês de novembro para ver a reforma do estádio iniciada”, explica o parlamentar.

Última reforma – Construído em 1953, o Jóia da Princesa passou por uma única grande reforma em 1985, quando foi ampliado perdendo sua forma de ferradura para ser transformado em um oblongo, expandindo a capacidade de público para 16 mil torcedores, a qual permanece até hoje. Segundo informações do administrador da praça esportiva, José Fernandes Carneiro (Secom/PMFS), atualmente o gramado recebe apenas reparos paliativos de correção do piso e adubação anual. “A drenagem já está obstruída e comprometeu todo o gramado”, disse.

Ainda, em recente reportagem publicada no periódico trimestral Arqtexto (edição nº 28) de responsabilidade da Associação Profissional dos Arquitetos de Feira de Santana, um diagnóstico do engenheiro civil e especialista em estrutura, Pedro Elias constatou que o estádio está no seu limite de utilização, indicando que o equipamento possui uma série de efeitos incompatíveis com as condições de uso da estrutura como deslocamento excessivo, vibrações, instabilidades e deformações elásticas e excessivas.

Assessoria de Imprensa

Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA)

Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário