"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Medicamento sintético antimalárico é mais potente que sua versão natural

O novo medicamento é fabricado a partir de moléculas orgânicas simples e promete ser mais barato do que as terapias já existentesFoto: Divulgação/Chemech

Arte ilustra estrutura de moléculas
Arte ilustra estrutura de moléculas

Um equipe, formada por pesquisadores da Universidade de Liverpool e da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, produziram um novo medicamento antimalárico mais estável, quimicamente, no corpo do que os atuais tratamentos contra a doença.

O medicamento é fabricado a partir de moléculas orgânicas simples e promete ser mais barato do que as terapias já existentes. Os cientistas estão agora testando a droga para determinarem como o tratamento irá se comportar nos ensaios clínicos.

A malária é uma das infecções parasitárias mais mortais do mundo, resultando em quase um milhão de mortes por ano. A nova droga sintética é baseada na estrutura química da artemisinina, extrato de uma erva chinesa comumente utilizado no tratamento da malária. A terapia, que pode ser tomado por via oral, é mais potente do que os derivados da planta.

A artemisinina é conhecida por interagir com uma substância dentro do parasita nos glóbulos vermelhos infectados, gerando uma cadeia de eventos que destrói a malária. O tratamento atual, no entanto, é difícil de produzir em massa e pode ser quimicamente instável no corpo.

Os cientistas encontraram, agora, uma maneira de criar a parte mais reativa da artemisinina sintética, fundindo-a com uma estrutura de gaiola, feita de moléculas orgânicas, para fazer a droga mais quimicamente estável. A estabilidade da estrutura química do corpo faz com que a droga dure mais tempo, reduzindo a chance de o parasita reaparecer.

O professor Paul O'Neill, do Departamento de Química da Universidade, explica que "a malária afeta os países mais pobres do mundo e os hospitais são incapazes de pagar tratamentos caros. O problema com as atuais terapias à base de artemisinina é sua limitada disponibilidade, a absorção oral pobre e o alto custo. Nós criamos uma nova droga que é facilmente absorvida pelo corpo, quimicamente estável e altamente potente. É feita a partir de simples materiais orgânicos e, portanto, será mais rentável para produzir em massa do que as terapias atuais".

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário