"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 28 de agosto de 2010

PRESIDÊNCIA É DESTINO?


Após dez dias de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a petista Dilma Rousseff abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada na noite de ontem, a candidata do PT chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.

Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

O desempenho de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato do PT teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.

São Paulo

Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais - respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.

No Rio de Janeiro, terceiro Estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).

Regiões

Na divisão do eleitorado por regiões, Dilma registra a liderança mais folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%.

A Região Sul é a única em que há empate técnico: Dilma tem 40% e Serra, 35%. A margem de erro específica para a amostra de eleitores dessa região chega a cinco pontos porcentuais. Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove.

Renda

A segmentação do eleitorado por renda mostra que a candidata do PT tem melhor desempenho entre os mais pobres. Dos que têm renda familiar de até um salário mínimo, 58% manifestam a intenção de votar nela, e 22% em Serra.

Na faixa de renda logo acima - de um a dois salários mínimos -, o placar é de 53% a 26%. Há um empate entre a petista (39%) e o tucano (38%) no eleitorado com renda superior a cinco salários.

Também há empate técnico entre ambos no segmento da população que cursou o ensino superior. Nas demais faixas de escolaridade, Dilma vence com 25 a 28 pontos de vantagem.

A pesquisa foi registrada no TSE com número 26.139/2010 e ouviu 2.506 pessoas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência ESTADO/ESTADÃO/SÃO PAULO.


LINK'S DENIS
G1 - 28/08/2010
Dilma tem 51%, e Serra, 27%, aponta Ibope
Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos, e Serra caiu 5 pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral
Agência Estado - 28/08/2010
Vantagem de Alckmin despenca 12 pontos em São Paulo, diz Ibope
Mercadante sobe 9 pontos, passando de 14% para 23% e Alckmin cai para 47%
O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, oscilou negativamente, mas continua liderando a disputa estadual com 47% das intenções de voto, aponta pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada ontem. Ele assiste à aproximação de Aloizio Mercadante (PT), que subiu nove pontos desde a última sondagem Ibope, do 30 de julho, e saltou de 14% para 23%.
G1
Em SP, Marta Suplicy lidera disputa pelo Senado com 32% ; Netinho sobe e empata com Quércia, diz Datafolha
IstoÉ
Bateu desespero [no Serra e no PSDB]
Com seu candidato despencando nas pesquisas, tucanos dão mostras de que não sabem o que fazer para reverter o quadro atual e adotam a estratégia da metralhadora giratória
IstoÉ
"O Brasil já tem uma presidente", afirma Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope

Neste entrevista, Montenegro admite que errou ao prever que Lula não faria o sucessor e diz que Dilma Rousseff será eleita no primeiro turno

Folha de S. Paulo - 27/08/2010 - Pág. C2 - Sexta-feira
O PSDB merece - [O PSDB já era] - por Barbara Gancia - Neste artigo, a tucana de carteirinha revela sua decepção com o PSDB , seus dirigentes e alidados por não construírem nestes últimos 8 anos uma oposição efetiva ao governo Lula eao PT
Esse pessoal [do PSDB] vou te contar! Passa a vida preocupado com o fim de semana em Ilhabela e, de repente, acha que dá para correr atrás do prejuízo como se consciência política fosse item prêt-à-porter que se compra no shopping Iguatemi. Mal sabe que a eleição já era e seu partido também.
E nem mesmo ele [Alckmin] agora está preservado da enxurrada que parece vir por aí
http://renatoflor.blogspot.com/2010/08/correntes-de-vidade-do-psdb-invadem.html
Conversa Afiada
Lula faz o que Serra não fez: Corinthians vai abrir a Copa
Uol
Novo estádio do Corinthians receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014
Após 2 meses e 11 dias do anúncio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de que o estádio do Morumbi estaria fora da Copa do Mundo de 2014, o Governo do Estado de São Paulo acertou com o Comitê Organizador nesta sexta-feira que a abertura do Mundial que será realizado no Brasil ocorrerá no novo estádio do Corinthians.
O presidente do Corinthians, Andres Sanchez, informou que o anúncio oficial do novo estádio será feito na festa do Centenário do clube, na virada do dia 31 de agosto para o dia 1º de setembro no Vale do Anhangabaú, com a presença do presidente Lula, do governador de São Paulo Alberto Goldman e do prefeito do prefeito da capital, Gilberto Kassab
Brasília Confidencial - 28/08/2010
Dilma, 51%; Serra, 27%
Leia esta e outras notícias no Brasília Confidencial deste sábado, cujo arquivo segue também em anexo em razão de problemas técnicos com o seu link respectivo


Denis está feliz. As pesquisas de todos os Institutos, apontam uma vitória esmagadora da Senhora Roussef,candidata da Coligação Para o Brasil Seguir Mudando, no primeiro turno. A onda se espraia e pode levar à retomada de São Paulo, locomotiva econômica do Brasil, há dezesseis longos anos dirigido pelo tucanato.Os sucessivos erros de Serra facilitam a vitória acachapante.Este quadro parece irreversível .Apesar deste desastre apocalíptico que teima em desenhar-se, o tucanato deverá sair desta eleição com cerca de 50 milhões de votos, o que não é desprezível, embora um pouco menor como representação congressual.É tempo de mudanças profundas, inclusive de revisão com as alianças do partido à direita.Uma provável absorção de legendas nanicas ou minimizadas pelo pleito de outubro, deverá ser repensada. O perfil do partido terá que mudar por razões de sobrevivência.Faz-se indispensável uma reengenharia do genoma do tucanato, corrente partidária que sempre empolgou vastos setores de classe média, entretanto ,não empolga a classe operária e o campesinato.Quanto aos potenciais vencedores ,certamente avaliarão com cuidado todos os resultados e darão continuidade à construção de um Estado igualitário, Inclusivo e Democrático.Saberão resistir às tentações do autoritarismo e, com sabedoria, construirão uma Economia sólida , induzida por um Estado forte e independente. Temos homens e mulheres talentosos, temos vastos recursos minerais estratégicos, temos água doce , sol e petróleo . Precisamos de justiça social, combate à corrupção e distribuição de renda. Com Educação em massa construiremos um País melhor para os nossos filhos e netos. Que Deus abençôe a primeira mulher Presidente da 8° Economia do Planeta. Que o Governo Dilma traga Paz,Segurança e Progresso para todos os brasileiros.Que assim se sonhe e que assim se realize!
oldecir Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário