A atual situação do Hospital Aristides Maltez, em Salvador, foi tema de discurso da deputada estadual Graça Pimenta (PR), na manhã desta quinta-feira (1), na tribuna da Assembleia Legislativa (AL). A parlamentar, que visitou a unidade no ano passado, considera impensável a hipótese de o hospital fechar as portas.
"O Hospital Aristides Maltez representa um patrimônio coletivo do Estado da Bahia. São 60 anos de bons serviços prestados pela preservação da vida humana e proteção à saúde. É o abrigo de todos os pacientes acometidos de graves enfermidades, muitos dos quais não cultivam mais esperanças de recuperação do maior bem que existe: a saúde. Hoje, o Hospital que cuida de enfermos, paradoxalmente está enfermo, necessitando da boa vontade de todos, para não perecer e fechar as portas, que permaneceram generosamente abertas, por várias décadas, para acolher a todos", declara a parlamentar.
De acordo com o presidente da Liga Baiana Contra o Câncer, o médico Aristides Maltez Filho, o Hospital corre sérios riscos de fechar as portas, em breve, em razão de uma dívida da Secretaria Municipal de Saúde com a Instituição, calculada em pouco mais de R$13 milhões. Essa dívida compromete a estrutura financeira do hospital e vem inviabilizando a continuidade do atendimento à população carente da Bahia.
Atualmente, o Hospital atende quase 3 mil pacientes por dia e é referência no tratamento contra o câncer. O Hospital Aristides Maltez é o único hospital público especializado em câncer na Bahia que oferece atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os serviços ofertados pela unidade hospitalar estão o de oncopediatria e o de cirurgia de cabeça e pescoço.
FONTE:ASSESSORES DA PARLAMENTAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário