"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 2 de março de 2012

A NECESSÁRIA ARTE DO COMBATE POLÍTICO



Advogados, edis, brilhantes e competentes no que se propõem fazer,inteligente, centrado, experiente,tendo vivenciado funções símiles em diversos governos realiza um belíssimo e civilizado contraponto com o não menos brilhante e combativo ,Roberto Tourinho,oposicionista ferrenho  que se opõe de forma visceral ao atual Alcaide, que considera "corrupto" e campeão da malversação e má aplicação de recursos públicos. A "batalha", o bom combate,lembrando S.Tomé, desenrola-se no plenário da Casa da Cidadania,presidida pelo Vereador Tom,que ocupa a Presidência considerando-se que o Presidente Ribeiro está licenciado para tratamento de saúde  e é o 3° homem na hierarquia de poder deste importante município baiano. Na hipótese de um impedimento legal do atual Alcaide ,Feira de Santana seria governada pelo Vice-Prefeito Paulo Aquino. O Presidente da Câmara passará a ser o 2° na hierarquia de poder(Ribeiro ou Tom).
Cabe lembrar o pefelista Antonio Carlos, Governador da Bahia por três  vezes(3),que dizia: "Executivo é destino!"


O pano de fundo é o Estado de Direito vigente nesta fase histórica da vida brasileira e, aparentemente, muito tolerante e leniente com as pequenas e ,não raras vezes , com as grandes misérias dos Gestores municipais brasileiros.

A Democracia é o melhor dos mundos. Por mais lenta que seja a justiça, resta-nos a esperança de justiça! A justiça tarda,mas não falha!
O fosso escuro e tenebroso das ditaduras desserve à nação. Não a desejamos de volta, nem como um jôgo infeliz de vídeo game. É bem melhor tolerar a excessiva tolerância dos Tribunais constitucionalmente instituídos do que rasgar a Carta Constitucional e fazer-nos mergulhar no mais absoluto estado de insegurança e mêdo

A Lei da Ficha Limpa traz-nos a esperança, considerando, agora, a existência de regras e normas bastante claras, que o acúmulo de erros de um Gestor permitirá a sua punição e afastamento, com direito à recuperação, da vida pública. É lamentável que os políticos ,em exercício de cargos executivos , não sejam obrigados ,ainda, a ter o seu sigilo bancário, fiscal e patrimonial quebrados com base em legislação específica.Entendo que para cuidar do bem público, além da obediência às normas do Ficha Limpa,políticos detentores de mandato nas democracias representativas e em exercício de cargo executivo, deveriam disponibilizar obrigatòriamente, os seus sigilos de natureza econômica. Deste modo, o acúmulo de pequenas e grandes misérias , acostadas ao "curriculum"fiscal do representante do povo e uma análise critérios da sua evolução patrimonial poderiam ser utilizados como elementos de qualificação ética e moral, além da facilitação para o Poder Judiciário tomar as medidas cabíveis.

Ressalvas , multas, erros gerenciais, dilapidação do patrimônio público, malversação do bem público, penalidades em cascata, jamais deveriam ser consideradas "coisas normais", considerando que trazem desesperança e a marca da corrosiva ,destrutiva e desalentadora impunidade.

Precisamos de uma Revolução Ética ,já!
OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário