"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 25 de abril de 2010

Mais da metade dos esportistas nunca fez exame cardiológico

Departamento de cardioesporte do Instituto Dante Pazzanese realiza 3,6 mil atendimentos por ano

Foto: Marco Vieira / Ag Sergipe
Pesquisa do IDP apontou que cerca de 65% dos esportistas nunca fizeram avaliação cardiológica
Pesquisa do IDP apontou que cerca de 65% dos esportistas nunca fizeram avaliação cardiológica

Cerca de 65% dos esportistas que passam pelo departamento de medicina esportiva nunca realizaram exame cardiológico. É o que aponta o levantamento do Instituto Dante Pazzanese, hospital estadual referência em cardiologia.

O departamento de cardioesporte do Dante Pazzanese realiza 3,6 mil atendimentos por ano. "A maioria dos atletas é jovem e nunca sentiu sinal de doença cardiológica, por isso acha que não precisa procurar o cardiologista", argumenta Nabil Ghorayeb, responsável pelo departamento. Segundo ele, o fato de um esportista não passar por acompanhamento cardiológico mais detalhado pode esconder o risco de uma doença fatal.

O levantamento atestou também que cerca de 8% dos pacientes tem pressão alta, risco de infarto e arritmia cardíaca. Nos atletas, o mais comum é a taxa de colesterol alta, que pode causar o entupimento das artérias.

No departamento de medicina esportiva, o principal objetivo é detectar possíveis problemas no coração e preveni-los. O atleta atendido pela equipe médica passa por consultas e exames - teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma, avaliação cardiopulmonar e análises clínicas.

Fonte: SP NOTICIAS

Um comentário:

  1. Muito importante tomar a consciencia de que é necessário ir ao médico sempre que se pratica desporto!!!

    ResponderExcluir