"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 17 de setembro de 2011

MS AUTORIZA PSFs A CONTRATAR MÉDICOS EM REGIME DE 4 HORAS/DIA


Ministério da Saúde adota sugestão de Alberto Mourão
Medida assumida pelo Programa Saúde da Família vai facilitar a contratação de médicos

O Ministério da Saúde atendeu indicação do deputado Alberto Mourão (SP) permitindo que as equipes do programa de Saúde da Família sejam integradas por médicos que trabalhem por quatro horas diárias, e não oito horas como atualmente. O argumento do tucano para pedir a mudança, baseado em sua experiência como prefeito por três vezes, foi a dificuldade que as prefeituras enfrentam para contratar médicos no regime de oito horas. Essaa carga horária normalmente impossibilita a sua atividade liberal, ou seja, atendimento em consultórios e hospitais particulares.
A indicação do deputado foi remetida por ofício, pela Câmara, à ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffman, em 16 de junho. A alteração da carga horária dos médicos consta da Portaria 2.027/11, assinada pelo ministro Alexandre Padilha, e publicada no Diário Oficial da União de 25 de agosto.
Antes de transformar sua sugestão em indicação, Mourão levou várias propostas ao Ministério da Saúde. Dia 7 de abril, reuniu-se com assessores do ministro levando outras sugestões, entre elas sobre a norma que obriga os agentes comunitários de saúde a residirem na área onde atuam. Pelas regras atuais, o agente é desligado do programa caso mude seu endereço residencial. Mas para o deputado, o importante do programa é a territorialização e a identidade que este servidor cria com a comunidade, sem a necessidade de residir naquela área específica.
Para o deputado, a adoção de sua proposta sobre a carga horária dos médicos obrigará a novas contratações para que o atendimento das equipes continue sendo feito por oito horas diárias e cada uma passe a ser integrada por dois, e não apenas por um médico.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DEPUTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário