"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PSDB PEDE INVESTIGAÇÃO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO COMANDADO POR CARLOS LUPI


Ações por improbidade administrativa na Procuradoria Geral da República, Ministério Público e TCU

Brasília (28) – O líder do PSDB na Câmara adotou, nesta terça-feira, uma série de ações para esclarecer denúncias de repasses irregulares do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) a centrais sindicais. Duarte Nogueira (SP) entrou com representações por improbidade administrativa na Procuradoria Geral da República (PRG) e no Ministério Público do Distrito Federal, além de pedido de auditoria especial no Tribunal de Contas da União (TCU).

Nogueira alerta para o crescimento da contratação de entidades vinculadas a ministros, como tem revelado a imprensa. Desde o início do mandato de Dilma Rousseff, os desmandos tomaram conta do Executivo, fazendo com que ficasse paralisado no primeiro semestre, dedicando muito tempo no controle das crises instaladas em sua base.

Corrupção virou rotina

“Vê-se que o enredo se repete. Entidades diretamente ligadas ao partido do ministro do Trabalho foram contratadas para prestar serviços de qualificação de mão de obra sem possuírem meios para realização da capacitação”, destaca o líder na representação. Segundo ele, emprego duvidoso de verba da União coloca sob suspeição a gestão pública.

As suspeitas de desvios aconteceram na Casa Civil, nos ministérios da Agricultura, dos Transportes, do Turismo, derrubando os comandantes das quatro pastas. As irregularidades foram agora replicadas no Trabalho, como trouxe à luz o “Estado de S. Paulo”.

Como revelou a reportagem, apenas este ano, os sindicatos receberam R$ 11 milhões de recursos do FAT. O jornal também denunciou que o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, empregou dez funcionários da Executiva do partido na cúpula da pasta. Numa tentativa de minimizar os escândalos, ele afirmou que o número pode ser maior.

Nessa segunda-feira, outra matéria agravou ainda mais a situação. A Federação Nacional de Mototaxistas e Motofretistas, presidida por Robson Alves Paulino, filiado ao PDT, assinou convênio de R$ 1,5 milhão para qualificar motoboys. Conforme o jornal, a Fenamoto contratou professores para dar aulas em salas emprestadas pela Secretaria do Trabalho do Distrito Federal, a 200 quilômetros de distância de Goiânia.

A falta de estrutura própria é regra entre as entidades contratadas para o Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Verificam-se irregularidades em convênios da Associação Goiana de Atualização e Realização do Cidadão (AGA) e do Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Roupas e de Chapéus de Senhoras do Rio.

“É inegável que o representado tem agido de forma a ferir os princípios da administração pública, notadamente os deveres de imparcialidade e lealdade à instituição que representa”, aponta Duarte Nogueira.

Com informações do Diário Tucano

Nenhum comentário:

Postar um comentário