"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 17 de setembro de 2011

BISFENOL A-UM DESREGULADOR ENDÓCRINO QUE AUMENTA O PESO DOS BEBÊS AO NASCER


Outro fenol, benzofenona 3, também está associada com aumento de peso das crianças ao nascer.  (Créditos das fotos: Scaparros / WikimediaCommons)
Outro fenol, a benzofenona 3, também está associada com aumento de peso das crianças ao nascer. (Créditos das fotos: Scaparros / WikimediaCommons)

Na França, quase todas as mulheres grávidas estão impregnadas com fenóis.

Este é um estudo epidemiológico sobre o impacto de fenóis que vai certamente fazer barulho. Estas substâncias, incluindo o famoso bisfenol A ainda utilizados em mamadeiras de plástico são, de fato, acusados de perturbar o sistema hormonal e o desenvolvimento sexual normal das crianças. Eles fazem parte dos chamados desreguladores endócrinos. Mas o novo estudo mostra que 96% das mulheres grávidas na Grã-Bretanha e partes de Nancy e Poitiers são contaminados (tratado em termos acadêmicos) por esses produtos químicos.Mas mostra também que três destes produtos químicos alteram o peso do recém-nascido do sexo masculino, e que estas moléculas atravessam a barreira placentária.

O estudo foi publicado a semana passada na revista Environmental Health Perspectives . A pesquisa é baseada em binômio mãe e filho ( Éden e Pelagie) franceses e objetivaram estudar o impacto do ambiente durante a gravidez. Mulheres grávidas foram recrutadas entre 2002 e 2006.

"O BPA tem efeitos potenciais sobre o crescimento fetal ", diz Rémy Slama, da Universidade de Grenoble, que liderou o trabalho. De fato, os pesquisadores descobriram um aumento ponderal em bebês(MACROSSOMIA) e aumento na circunferência da cabeça(HIDROCEFALIA), tanto mais acentuada quanto maior a taxa de impregnação por fenóis. As medições foram feitas a partir de amostras de urina pelo CDC em Atlanta. Eles são ligeiramente superiores aos valores registrados em outros países europeus. "Esses resultados necessitam de confirmação, diz o pesquisador. Devemos saber o que está acontecendo em meninas. Mas o que encontramos é consistente: disruptores interagem com o sistema endócrino e com o metabolismo das gorduras ".

Malformações genitais

Outro fenol, benzofenona 3, também está associada com aumento de peso das crianças ao nascer. Esta substância é usada como um filtro UV em muitos cremes usados como filtros solares. Estes resultados confirmam os obtidos anteriormente em mulheres que deram à luz meninos, em Nova York.

Outras substâncias foram apontadas pela equipe do Inserm: os derivados de 1,4-diclorobenzeno. Esta molécula foi utilizada em França até 2009 como inseticida e desodorante, especialmente em naftalina. Mas em vez de aumentar o peso dos meninos no nascimento, o faz diminuir. "A associação é clara", diz Slama Rémy.Tipicamente, um pequeno peso ao nascer é um fator de risco para a obesidade."Não é fácil prever o impacto que esses distúrbios podem ter a longo prazo", diz o pesquisador. A trajetória de crescimento de crianças serão acompanhadas de perto nos próximos anos.

O estudo envolveu como ftalatos, uma outra família de desreguladores endócrinos.Aqui, não foi encontrado aumento ou diminuição de peso . "Isso não significa que eles não têm efeito sobre os meninos. Em roedores, os ftalatos causam anomalias dos órgãos reprodutivos. " Resultados para malformações genitais observadas em 72 bebês serão publicados apenas no ano que vem.

Fenóis e ftalatos estão presentes em muitos produtos industriais, como garrafas de plástico, revestimentos do fundo das latas, filmes de alimentos, tintas, filtros solares, etc. Eles estão por toda parte, na água, poeira nas casas, mas pode-se reduzir a exposição. Um estudo realizado nos EUA publicado na edição de julho da revistaEnvironmental Health Perspectives demonstrou que ao parar de comer alimentos enlatados, uma família viu a sua taxa de bisfenol A na urina reduzida para metade.

FONTE:LE FIGARO.FR
AUTOR:YVES MISEREY
TRADUTOR:OLDECIR MARQUES(MÉDICO E ANESTESIOLOGISTA)
LINK ORIGINAL:
http://www.lefigaro.fr/sante/2011/09/12/01004-20110912ARTFIG00681-le-bisphenol-a-augmente-le-poids-de-naissance-des-bebes.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário