"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A LUTA NÃO PARA E O ENFRENTAMENTO É INEVITÁVEL

FÓRUM DAS 12 DECIDE PELA MOBILIZAÇÃO CONTRA REDUÇÃO DAS VERBAS E “LEI DA AUTONOMIA” DO GOVERNO WAGNER


Foto: Emiriene Costa

Publicada em 20/09/2011 ás 10:31hs

Reunidas na última quinta (16) na UESB, as entidades representativas de docentes, estudantes e técnico-administrativos decidiram enfrentar os ataques do governo contra as UEBA com a mobilização. A informação, dada ao Fórum de Reitores, de que o governo pretende, ainda este ano, aprovar a “Lei da autonomia”, assim como o corte nos recursos destinados a investimento e custeio no orçamento de 2012 foram considerados motivos mais do que suficientes para construir uma mobilização conjunta.

Atualmente, o orçamento das UEBA se aproxima de 5% da RLI, mas, como é sabido, tais recursos têm sido insuficientes para garantir a consolidação e a expansão das UEBA com qualidade. Agravando este quadro, os docentes e técnico-administrativos têm sofrido um intenso arrocho salarial e não há uma política de permanência estudantil adequada. Assim, é inaceitável que, responsabilizando a folha de pagamento, o governo corte os já parcos recursos para investimento e ameace com uma “lei da autonomia” antidemocrática e nociva, pois além de não ouvir a comunidade universitária, é possível que ela amarre os orçamentos futuros das UEBA em 5% da RLI, o que significará um estrangulamento das atividades acadêmicas.
Inicialmente, para denunciar à sociedade esta “política” de desmonte das UEBA, será feita uma campanha de mídia, inclusive para desmentir o governo que vem usando a falácia do aumento nominal do orçamento total para propagandear seus feitos junto às Universidades estaduais. Posteriormente, o Fórum das ADs promoverá um seminário na UNEB para discutir Autonomia Universitária, com transmissão por videoconferência para todas as quatro Universidades. Já esta prevista para esta quinta (22) outra reunião do Fórum das 12, na Aduneb, para dar continuidade as discussões e definir outros encaminhamentos da luta.
Sobre a segunda reunião prevista no Termo de Compromisso, pré-agendada para o último dia 15 de setembro, não foi confirmada pelo governo. O Fórum das 12 está solicitando que ela ocorra na próxima quinta (22), pois há alguns problemas a serem solucionados referentes ao Decreto 12.583/11, conforme acordado ao final da greve.

Fonte: ASCOM da ADUFS


Nenhum comentário:

Postar um comentário