"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CASA DA CIDADANIA COMEMORA DIA DA BELEZA NEGRA

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou sessão solene na quinta-feira (21), com o objetivo de comemorar o Dia Municipal da Beleza Negra. A data é registrada a cada dia 20 do mês de setembro. A sessão foi presidida pelo vereador Justiniano França (DEM), que compôs a mesa juntamente com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e vereadora licenciada, Gerusa Sampaio; presidente da ONG Odungê, Lourdes Santana e o palestrante da noite, o educador, cantor e compositor Gilson Souza Santana, conhecido popularmente como Gilsam.

Coube ao vereador Roberto Tourinho (PSB) saudar os presentes e justificar a ausência do vereador Marialvo Barreto (PT), requerente da sessão. Logo em seguida Tourinho disse que a instituição do Dia da Beleza Negra em Feira de Santana foi viabilizada para homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento das mais variadas formas de arte na cidade.

O edil ressaltou a luta de homens e mulheres negras que incansavelmente defendem seus sonhos e ideais e por meio desta resistência são decisivos para que o Dia da Beleza Negra seja comemorado e motive a reflexão sobre a igualdade racial. Posteriormente o vereador enalteceu o trabalho do palestrante. “Autor de várias músicas que ressaltam a beleza negra e defensor da igualdade racial, Gilsam é um nome que Feira conhece e admira e a Casa da Cidadania lhe recebe com muita alegria”, declarou Roberto Tourinho.

Inicialmente Gilsam fez um resgate histórico a respeito do significado da palavra beleza para logo depois trazer à tona suas impressões sobre a forma como o termo é aplicado atualmente e a simbologia que ele possui junto às populações negras. O palestrante também destacou o fato da Câmara Municipal possibilitar discussões relativas ao preconceito racial a partir de sessões especiais e solenes e reafirmou a importância de uma participação mais ativa da sociedade em ocasiões dessa espécie.

A educação no país e a histórica discrepância de oportunidades por questões relativas a cor da pele também foi levantada durante a palestra. Gilsam posicionou-se a favor das cotas para afro descendentes no Brasil como forma de permitir que essa realidade seja transformada progressivamente. Em sua fala, o educador reafirmou a necessidade do envolvimento dos mais diversos setores da comunidade no sentido de proporcionar condições de aprendizagem e espaço no mercado de trabalho para todos, independente de qualquer aspecto racial.

ASCOM-FEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário