"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OS BARQUEIROS DA VIDA E DA MORTE


Lulinha denuncia reserva de vagas em UTI de hospital estadual (19.09.11)
O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), na sessão desta segunda-feira (19), sem revelar nomes, disse que, ontem, ouviu comentários nas instalações da Câmara, durante a sessão solene em homenagem ao aniversário de emancipação política de Feira de Santana, que um deputado feirense tem vagas reservadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), para favorecer pacientes amigos. Segundo o edil, a denúncia já chegou às mãos do presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado José de Arimatéia (PRB).
Lulinha tratou deste assunto após citar um caso de saúde pública, que repercutiu na cidade, ocorrido na última quinta feira (15), onde, Maria Santana Oliveira da Silva se acorrentou em frente à emergência do HGCA, como forma de protesto, porque o seu sobrinho Jucivan Barbosa da Silva, hospitalizado nesta unidade de saúde, necessitava de ir para sala de UTI, visto que teria ingerido uma substância venenosa, popularmente chamada de chumbinho. De acordo com a manifestante, em entrevista à imprensa, duas pessoas que chegaram depois de Jucivan, teriam sido removidas para UTI, situação esta que lhe causou mais indignação.
Na oportunidade, Lulinha mais uma vez reclamou da falta de estrutura do Hospital Geral Clériston Andrade para atender com qualidade a crescente demanda de pacientes e reiterou que a diretora do HGCA, Iraci Leite da Silva, pegou uma “bomba”. “O Clériston é o melhor hospital da região, mas não suporta mais 600 mil habitantes de Feira e a população de mais de 126 municípios. Feira de Santana precisa de maternidades, precisa de um novo hospital regional, precisa de uma ala de queimados ou um Hospital de Queimados. É um descaso do Governo do Estado para com a nossa cidade”, disse.
Em aparte, o vereador Marialvo Barreto (PT) salientou que são cinco deputados estaduais que residem em Feira de Santana e, por conta disso, conforme o petista, a denúncia de que há privilégios no HGCA interessa a todos os feirenses. “Porque pelo o que eu sei da direção do Clériston Andrade, há muito tempo acabou reserva de vaga para alguém em UTI”, declarou, afirmando que não há indicação política para utilizar o serviço.
O legislador José Carneiro Rocha (PDT) declarou ser gravíssima a denúncia de Lulinha. E concordando com as declarações de Marialvo, ele informou que o irmão dele, Adailton Carneiro, que é médico do HGCA, assegurou que a entrada na UTI ocorre de acordo com a situação de emergência dos pacientes. “Eu confio plenamente em Adailton e, por ser meu irmão, ele jamais deixaria de me dizer se realmente há reserva de vaga de UTI. Nessa questão posso confiar plenamente que não existe esse tipo de coisa no Clériston Andrade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário