"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SINTEST PARTICIPARÁ DE FÓRUM SOBRE AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

O Fórum das ADs realiza, nesta sexta-feira, 30, um Seminário sobre Autonomia Universitária. O Evento acontecerá no Teatro UNEB, a partir das 09h. A discussão também poderá ser acompanhada ao vivo por videoconferência através do link: mms://aovivo.uneb.br/aduneb (para acessar será necessário que o programa media player ou real player esteja instalado na máquina)
O Seminário será aberto a toda comunidade acadêmica e contará com a presença dos palestrantesPaulo Cesar Centoducatte da Unicamp e José Cristóvão de Andrade da Aduepb.
O debate acontecerá nos marcos do anúncio de um novo PL do Governo Wagner que, apesar do conteúdo ainda não ser oficial, poderá ferir ainda mais a tão frágil autonomia universitária das UEBA.
Sobre PL:
O governo do estado, numa tentativa de se livrar das UEBA, está planejando enviar um Projeto de Lei à ALBA, nos próximos dias, fixando o orçamento das universidades em 5% da RLI (Receita Líquida de Impostos), por quatro anos.
Com essa política, as universidades serão afetadas nas suas principais atividades (ensino, pesquisa extensão). Sendo assim, o crescimento das UEBA, conforme a expansão estabelecida nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado pelas universidades, será totalmente prejudicado.
Além disso, a projeção orçamentária para 2011, cerca de R$ 725 milhões, e 2012, em torno de R$ 806 milhões, representa 4,874% da RLI. O agravante de tudo isso é o valor projetado pelas universidades em seus PDI's que sofreu alteração para menos nos anos supracitados o que afetará fortemente a expansão das UEBA.

EMIRIENE COSTA
Assessoria de Comunicação - Fórum das ADs

Nenhum comentário:

Postar um comentário