"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

A população brasileira, através da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), comemora nesta quinta-feira (17) o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, doença que acontece homens a partir dos 40 anos. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) alerta a população masculina sobre a importância do exame de toque retal, imprescindível para diagnosticar a doença.

“É muito importante que os homens com idade superior a 40 anos visitem o urologista e realizem este exame a fim de diagnosticar o câncer de próstata. Muitos ainda se intimidam, mas o exame é fundamental; não só o toque retal, como também o exame de sangue chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico) e a biópsia da próstata, que confirma o diagnóstico do adenocarcinoma. A avaliação visa identificar possíveis alterações que podem ocorrer pelo crescimento da glândula, a qual obstrui o segmento da uretra que passa no meio da próstata e causa obstrução ao fluxo urinário”, explica a parlamentar.

O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais freqüente diagnosticada no mundo, mas as causas da doença ainda são desconhecidas. Suas razões têm a ver com a idade, hormônio, histórico familiar, raça e alimentação. Caso não seja diagnosticado a tempo, o câncer de próstata pode trazer seqüelas como infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até mesmo ocasionar a morte.

FONTE:ASSESSORIA DA PARLAMENTAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário