"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 12 de novembro de 2011

ANGÚSTIAS DE UM CRISTÃO NOVO

A concepção geral dos "ronaldistas" sobre as eleições 2012 aponta para uma recondução fácil e consagradora do ex-prefeito ao comando político e gerencial da maior cidade do interior da Bahia,Feira de Santana. Esta postura de extrema confiança, baseada em pesquisas(?) cuja proficiência científica é questionável e discutível, conduz ao "ôba-ôba" do já ganhou e ao comodismo. Os adversários , detentores das máquinas públicas estadual e municipal, ainda que a trancos e barrancos, não param de asfaltar e de fazer esforços administrativos com o objetivo de configurar qualquer coisa parecida com a arte de governar. Não se pode negar, entretanto, que estão com um razoável nível de organização no ítem publicidade e comunicação.Assim, não é dificil perceber que a maioria dos blogs e sites de Feira de Santana exibem peças publicitárias de ambos os Governos, estadual e municipal. Não é verossímil admitir que abandonarão, como num passe de mágica,os seus contratos, pela simples razão de que um "deus" da política será ungido inapelavelmente no próximo pleito e fará, assentado no controle da máquina administrativa, a obsequiosa recomposição dos interesses financeiros destas microempresas privadas. Entendo que os"ronaldistas" estão perdendo terreno, neste campo, para as equipes chapas brancas. E a razão é, pura e simplesmente, desorganização. Até o presente momento, não há sequer qualquer sinal de Coordenação das atividades dos blogueiros,twitteiros, radialistas e/ou jornalistas ,simpatizantes do ex-prefeito.A título de exemplo,podemos citar a viagem à terra de Beethoven. Apenas o blogueiro de dois milhões de acessos,o experiente e consagrado jornalista Dimas Oliveira, teve acesso às fotografias do "guia"que deveriam, na minha ótica de jornalista amador, serem distribuídas para todos os blogs e sites amigos.Afinal, a viagem teve finalidade de construção de uma imagem de um político envolvido com as questões do liberalismo democrático e com o aperfeiçoamento pessoal do futuro candidato. Quem tomou conhecimento dos resultados desta viagem? Pelo visto e lido, só o blogueiro do peito,ex-funcionário do atual Prefeito, que aderiu , recentemente,à arte da denúncia e da crítica seletiva e direcionada.
O episódio mais recente, que revela esta falta de coordenação, refere-se á entrevista concedida pelo potencial candidato a Prefeito/2012 a uma emissora de rádio local. Qual o critério adotado para escolher esta rádio e este radialista? Não seria mais adequado trabalhar uma estratégia de rede radiofônica? Por que não se envia para os blogs e sites amigos, o inteiro teor desta entrevista? Por que não se nomeia um Coordenador de Imprensa desde já? Bruna de Gal, apesar de notoriamente neófita em política, já faz esta função para a mãe Deputada e mostra-se capaz de inundar blogs e sites desta cidade e da Bahia, com informações de teor o mais variado possível. Por que o ex-prefeito , detentor de 1,2 milhão de votos no Estado; 86% da preferência do eleitorado feirense para o senado;68% da preferência feirense para a prefeitura municipal em 2004, não consegue municiar os seus amigos das redes sociais com uma produção publicitária inteligente e eficaz? Só há uma explicação: desorganização.
Estou incorporando a este artigo/alerta, um vídeo primitivo que realizei indo para os meus habituais exercícios. Trata-se de um cenário primitivo e de um radinho de pilha acionado por um eleitor do ex-prefeito e que aguarda a sua volta ao executivo municipal em 2012. este dedicado eleitor, cuja preferência é a Rádio Povo, acionou a 100,9, por exceção, para ouvir o seu candidato preferido. Deste modo, fui convidado a ouvir as explicações de S.Exa. e pude,então gravar parte da entrevista. Dou-lhes,assim, um exemplo concreto da forma primitiva como estamos tentando defender e propangadear as teses do nosso candidato preferido. Onde estão os jornalistas que pululavam na Secretaria de Comunicações do Segundo Mandato? O que faz o Vice-Prefeito, "ronaldista" de carteirinha? Por que não oferecer atribuições amplas ao inteligente jornalista Jorge Magalhães? Precisamos de unidade para vencer e só a conseguiremos se nos tratarmos, mutuamente, com respeito e em sinergia.
O Governo Municipal tem a Secretaria de Comunicações e está agindo. O Governo Estadual tem orgão equivalente e investe maciçamente em marketing. E nós, o que estamos fazendo? Como nos comportamos? Movidos pela fé? Deificando um Salvador da Pátria? Esperançosos? O que estamos fazendo de concreto para construir um Bloco de Comunicação capaz de promover e defender as teses políticas, gerenciais , futuristas do nosso bloco de 11 Partidos?
Quem é responsável pela agenda do ex-prefeito? Somos 11 Partidos e mais de 300 pré-candidatos à vereança. Por que o líder não torna conhecida a sua agenda, sem qualquer tipo de preferências, para que possamos seguí-lo e oferecer treinamento político aos nossos futuros candidatos?

Não consigo ver nada, no sentido de uma ação política estruturada e abrangente. Qual é o crime político eleitoral que pode estar embutido em participar de um aniversário com a presença de um líder político? Ou de um casamento? Ou de uma inauguração , mediante convite, de uma empresa privada? Ou de participar, como bloco, da comemoração de uma data cívica?

É possível que o meu amadorismo jornalístico e político não consiga perceber as recônditas catedrais neuronais dos meus novos líderes políticos.

Coisas de cristão novo!


OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário