"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SENADORES BAIANOS NA CONTRAMÃO DAS AÇÕES ANTI-FUMO

Senadores baianos na contramão das ações antitabagistas

Enquanto todo o país se esforça, emissoras de TV promovem ações nacionais antitabagistas, os dois senadores baianos, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) – aprovaram, junto com a base governista de apoio a presidente Dilma Rousseff, medida provisória que explicita a permissão para fabricantes de cigarro patrocinarem eventos institucionais como festivais de música e eventos esportivos. O deputado Carlos Geilson (PTN) considerou a participação dos senadores baianos na aprovação da matéria um retrocesso, principalmente porque vai de encontro a própria ação do governo de combate ao tabagismo, as campanhas do Ministério da Saúde contra o fumo e os alertas do órgão sobre os gastos no setor para tratar os efeitos do cigarro.

"Curioso como, aqui na Bahia, o governo apóia medidas como o projeto de lei que quer vetar o patrocínio do Estado a eventos cujas músicas promovam a exploração, depreciação ou violência contra a mulher e na escala federal, o mesmo governo apóia que fábricas de cigarro promovam eventos musicais e desportivos. A incoerência é tanta que todos sabem que o cigarro faz mal à saúde e essa indústria irá promover eventos desportivos, que promovem uma prática saudável", destacou o parlamentar.

A proposta aprovada no Senado com o aval dos dois senadores baianos é considerada pelo deputado um retrocesso ante a atual legislação que proibiu a propaganda de cigarros e conseguiu reduzir em 10 anos, o estímulo ao fumo entre jovens. O projeto segue agora para sanção da presidente Dilma. "A medida contraria ainda convenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) assinada pelo Brasil pois evita que as indústrias de cigarro respondam a eventuais contestações sobre os patrocínios na Justiça. Essa matéria é um retrocesso pois atenta contra a saúde dos brasileiros e representa um atentado contra as políticas de saúde pública em nosso país", protestou Carlos Geilson.

ASSSESSORIA DO PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário