"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OS SETE SÊLOS DO APOCALIPSE

Tenho acompanhado as atividades parlamentares no Legislativo Feirense,também conhecido como Casa da Cidadania e aprendo, minuto a minuto , o quão é importante para o cotidiano de todos os cidadãos,o desempenho destes políticos que batalham por votos suados e caros,haja vista que o povo não lhes dá trégua e cobra,de forma ostensiva,resultados, favores e benesses. Do ponto de vista financeiro não parece ser uma atividade rentável. Confere prestígio, status social,visibilidade.Entretanto, é atividade trabalhosa, envolvente e decisiva para a definição dos destinos dos cidadãos.
O Executivo,o detentor da caneta que maltrata, afaga e apedreja, tem na atividade destes nobres cidadãos,o seu limite natural. São 21 sêlos,hoje.Serão 23 ou 25,na próxima legislatura.
Quatro sêlos compunham um aguerrido bloco de oposição que esbarrava,quase sempre, excetuando-se naqueles projetos relacionados a portadores de necessidades especiais,títulos de cidadão ou comendas, numa sólida muralha, denominada pelo senso comum Base de Apoio Parlamentar do Executivo.
O enfrentamento desgastante contra forças desproporcionais não desanimou nunca a valente oposição. É verdade que ela,oposição, legitimava dentro de uma visão democrática os atos do Executivo,mas promovia também uma razoável corrosão com denúncias constantes, na maioria das vezes,bem fundamentadas. Os dias se sucederam e a oposição evoluiu de quatro para cinco sêlos com a definição do Edil Luis Augusto e ,agora, vê à luz do dia o sexto sêlo, o sexto oposicionista,o Edil Justiniano França.

Com a definição clara do vereador Justiniano França de incorporar-se ao Grupo de Oposição da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, vê-se ampliar o grupo de adversários sem quartel do atual Chefe do Executivo Municipal. Justiniano França, homem empenhado na defesa dos interesses mais legítimos do Povo Negro,encarna a figura do Sexto Sêlo que somado a oposicionistas ferrenhos como Marialvo Barreto, Frei Cal, Ângelo Almeida , Luis Augusto e Roberto Tourinho estão bem próximos de passar a tornar-se ameaça real às tão sonhadas pretensões de estabilidade do Executivo.

Justiniano é intelectualmente bem formado ,experiente, conhece os meandros do poder e é bom articulador. Tem amigos poderosos e bem avaliados e ,acima de tudo, é paciente e aplicado e sabe conduzir-se como "cirurgião" a extirpar,no momento mais adequado, a pedra do caminho. Não há ,neste momento, espaço e força para grandes lesões. Êste papel está reservado para o sétimo sêlo.Há vários candidatos ao papel apocalíptico de sétimo e definitivo sêlo. Não é necessário citar nomes:seria deselegante ou injusto,diante de algumas fragilidades e incertezas.
Mas, com certeza,virá!
Abrir-se-ão portas políticas de significados os mais diversos e o embate será claro, franco e sem tréguas. Abrir-se-ão as portas para futuras CPIs e uma correlação de forças extremamente desfavorável às iniciativas do Executivo poderá ganhar contornos sólidos e avolumar-se como bola de neve.

O sétimo sêlo chegará com a Anunciação!

O sétimo sêlo abrirá as portas do Apocalipse!

WILLIAM HILDER

Nenhum comentário:

Postar um comentário