"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 15 de novembro de 2011

FIDEÍSMO E POLÍTICA

Iniciou-se rigorosamente às 8:00 hs o Seminário Fé e Política e foi concluído,com pontualidade britânica, às 13:00hs. Patrocinado pelo mandato do Vereador Frei Cal(PMDB) destacou-se pelo esforço de resgate de figuras históricas notáveis da vida política feirense, a exemplo do ex-deputado Francisco José Pinto. Foram palestrantes o ex-secretário de Tecnologia e Ciências do Governo Wagner ,o sociólogo Ildes Ferreira de Oliveira, homem que comandou um sólido e sério programa de inclusão digital que poderia ser a bandeira da candidatura Colbert ao congresso nacional e foi deixado para trás em virtude da opção do PMDB baiano pelas teses geddelistas,adversário de Wagner e,hoje, aliado dos grupos que resistem à expansão do petismo na Bahia. Sepultou-se aí a recondução de Colbert Filho à Câmara Federal. Os desdobramentos foram os piores possíveis e, hoje, os peemedebistas feirenses fazem um visível esforço para reencontrar os tempos áureos de vitórias e identidade visceral com os anseios populares. As dificuldades para montar uma compacta e sólida chapa de pré-candidatos a vereadores, mostra como o partido involuiu em Feira de Santana. Êste Seminário é um louvável esforço para tentar reencontrar o caminho da preferência popular e deixa claro o desejo de marchar com o apoio de setores progressistas da Igreja Católica. Algumas teses inócuas e de difícil aceitação foram apresentadas ,a exemplo da admissibilidade do comportamento corruptível de Rui Barbosa que ,segundo conferencistas, teria agido à moda Palocci,usando informações privilegiadas como Ministro da Fazenda e enriquecido como banqueiro, de modo questionável. Não considero estranho que um notável expoente da classe dominante tenha sido envolvido pela onda de privilégios que o cercava, entretanto,O Águia de Haia tornou-se historicamente inatacável e um partido que precisa sair do silêncio político tumular a que está reduzido em Feira de Santana, deve evitar estas hipóteses de baixa operacionalidade.
Frei Cal e seus convidados brilharam. O objetivo central do evento , que deveria ter um caráter ecumênico(Por que não convidaram pastores evangélicos e/ou representantes das religiões de matriz africana?) foi atingido. Objetiva-se salvar o seu mandato. Creio que uma coligação bem costurada e desprovida de preconceitos ideológicos, resolverá o seu problema e aqueloutro da recondução do Colbert Filho ao Congresso Nacional. Não custa lembrar que o PMDB feirense, no auge do poder local, chegou a exibir 9 vistosos mandatos de vereadores e eleições tranquilas de parlamentares do grupo. O partido exauriu-se na esteira do conservadorismo. Não se reciclou, abandonou o trabalho de massas, sofreu sucessivas derrotas e , ultimamente, foi golpeado duramente pelo consórcio petista. A solução é coligar-se com um forte puxador de votos, garantir uma vice-prefeitura,reeleger o Frei,indicar secretários, interferir e participar do próximo Governo Municipal e habilitar-se para concorrer ao Governo Estadual como protagonista. Não há caminho outro para o velho e querido PMDB feirense. É preciso ter lucidez ideológica para dar uma guinada associado às forças de centro se não quiserem virar um partido de fantoches políticos associados como linha auxiliar, ao petismo de resultados. As forças petistas são hegemônicas e não admitem parcerias com poder paralelo equivalente.
Observou-se ,com clareza meridiana,a esmagadora predominância das teses da Igreja Progressista do Frei Boff (ultimamente encantado com Ecologia) e , de forma nostálgica e pouco operacional , a tentativa de retomar-se a rejeição às sombras tenebrosas do Movimento de 64. Há tantas outras bandeiras a assumir que se configura ,na minha ótica, pouco prático mexer neste baú de ossos. Falo com a autoridade moral de quem teve irmãos e colegas presos e com direitos políticos cassados.É mais producente ,do ponto de vista político,denunciar a corrupção, o aparelhamento do estado, o favorecimento indevido e ilegal, enfim, é melhor atacar e denunciar problemas que os jovens eleitores conhecem do que mexer em feridas que já estão cicatrizadas.
Enfim, tratou-se de um bom encontro. Faltou debate. Faltou o contraditório.

O professor Ildes Ferreira adiantou ao Blog Saúde que não aceitará ser titular da futura Secretaria de Ciência e Tecnologia.Assim, parecem reduzidas as chances de aliança com o atual Governo Municipal.

O ideólogo de esquerda denunciou ,no Seminário, a baixa qualidade das ações de Educação, Saúde e Saneamento em Feira de Santana, mas não teceu considerações sobre as acusações de corrupção que ameaçam o atual Governo.
Não teceu considerações sobre candidatura própria do PMDB/2012 .
Num depoimento sincero e corajoso considera promíscuas as relações entre Governo Federal e Construtoras.

OLDECIR MARQUES


Nenhum comentário:

Postar um comentário