"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

METFORMINA, UMA NOVA ESPERANÇA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO.


C4H11N5 -1,1-dimetilbiguanida
Biodisponibilidade-50 a 60% em jejumi,insignficante ligação à proteínas,meia vida de 3 a6 horas e é excretada por via renal, não metabolizada.
A esperança de proteção contra o câncer de pulmão
Palavras-chave: Câncer, Pulmão Diabetes

Por Fréour Pauline

2010/02/09 | Atualizado em: Reações 14:17 (16)
Usado há anos no tratamento de diabetes e está disponível como genérico, a metformina reduziu o risco de desenvolver câncer de pulmão em camundongos. A descobertaé potencialmente promissora.

Com 8 milhões de pessoas por ano, o câncer de pulmão é o cancer com maior índice de mortalidade e um dos que mais cresce no mundo. Em quase 50% dos casos os pacientes eram fumantes . Se parar de fumar é a melhor prevenção possível, é no entanto essencial encontrar tratamentos preventivos para os perfis de maior risco. A pesquisa publicada hoje na revista Cancer Prevention Research pode ser de interesse para este título. Os pesquisadores demonstraram que ratos expostos a um composto cancerígeno do tabaco viu seu risco de desenvolver câncer de pulmão diminuir consideravelmente quando eles receberam metformina, uma droga comumente usada para tratar diabetes tipo 2.

De acordo com o trabalho realizado pela equipe do Dr. Philip E.U. Dennis, camundongos foram utilizaram por via oral metformina que diminui o seu risco de 40-50%. Aqueles que receberam o tratamento sob a forma de injeções foram melhor protegidas - 72% dos animais não desenvolvem tumores, contra 100% para os ratos não tratados. Metformina reduziu os níveis de insulina e outros hormônios no sangue. Esta redução nos níveis de hormônio jogar no balanço de energia nas células cancerosas, e assim o seu desenvolvimento, argumentou Dr. Dennis durante uma videoconferência, mas observou que essa hipótese ainda precisa ser confirmada.

O papel protetor da metformina contra certos tipos de câncer já foi revelado em 2005 por estudos epidemiológicos realizados em diabéticos. Mas aquele realizado por pesquisadores do National Cancer Institute de Filadélfia inova mostrando uma ação semelhante em indivíduos (ratos, neste caso) não-diabéticos. Isso não afeta o fígado.

A droga é segura e de baixo custo
Estes resultados promissores, embora ainda em fase de investigação em laboratório, têm ainda de ser confirmados por estudos clínicos humanos, o que pode levar vários anos. Mas se os resultados são verificados em seres humanos, a metformina tem benefícios não negligenciáveis, dizem especialistas. "Este é um medicamento conhecido e utilizado em todo o mundo por um longo tempo, permitindo-nos saber que tem muito poucos efeitos colaterais e não representa um perigo para os pacientes", disse Michael Pollak, professor de Oncologia da Universidade McGill. A familiaridade com o mundo médico com esta droga em particular pode reduzir a relutância dos médicos em prescrevê-lo para esta nova utilização, acrescenta. Além disso, a metformina, agora disponível como genérico, é de baixo custo. É vendido em França sob o nome ou glucophage stagid.

Outro estudo, publicado na mesma revista pelos pesquisadores do Japão, também mostra o mesmo efeito protetor contra a molécula de câncer colorretal. em pequena escala (que abrange 23 pacientes), mas mostra que as pessoas sem diabetes tratados com metformina durante um mês viram o número de ACF (um indicador precoce do câncer de cólon possível) reduzir"significativamente" segundo os autores do estudo.
Le Figaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário