"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 28 de setembro de 2010

GUERRA CAMBIAL

São Paulo - As declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o câmbio ecoaram na imprensa internacional. Tanto o Financial Times quanto o The Wall Sreet Journal trazem nesta terça-feira reportagens sobre a "guerra cambial" entre países.

"Todos já estavam pensando nisto, mas Guido Mantega, o ministro brasileiro da Fazenda, foi um dos poucos políticos a admitirem isso publicamente", diz a reportagem do Financial Times.

"Sua afirmação de que há uma guerra acontecendo segue a recente escalada da intervenção competitiva nos mercados de câmbio, com armas pesadas e graves se chocando", continua o texto.

Na última segunda-feira, Mantega disse que o mundo vive atualmente uma "guerra cambial" que ameaça a competitividade brasileira no comércio internacional. Ele também afirmou que o Brasil tinha armas para usar nessa guerra.

Em sua reportagem, o Wall Street Journal salienta que as declarações do ministro Guido Mantega se dão por conta de uma forte apreciação do real frente ao dólar nos últimos anos, o que tornou a questão cambial uma das principais preocupações do governo.

"Há uma abundância de razões internas para a moeda ter se valorizado, incluindo uma economia em expansão, altas taxas de juros e uma recente onda de títulos de empresas brasileiras e emissões de ações", diz o texto, que lembra ainda os 67 bilhões de dólares levantados pela Petrobras durante seu processo de capitalização na semana passada.

O Financial Times traz ainda uma breve análise para o cenário global. "Esse cenário otimista ignora a confusão que pode surgir quando todos os países intervêm contra a sua própria moeda nos mercados cambiais, transmitindo um espírito de competição, em vez de cooperação", diz o texto.

Exame.com/ECONOMIA/BRASIL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário