"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 25 de setembro de 2010

BOLSA DE VALORES,AÇÕES,LIBERDADES.


A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures.

Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operações executadas.

Embora existam entidades que só operam com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.

As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios eletrônicos) informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em Portugal a actividades das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).WYKIPÉDIA-FOTO DA BOVESPA.

A Bolsa de Valores é um emblema das economias abertas, liberais, capitalistas. A forte captação de recursos espetacularmente realizada pela Petrobrás/ Governo Lula, dá uma prova inequívoca de estabilidade e que não existem ameaças à vista considerando os atuais rumos da economia.Nem mesmo o conceito de estado indutor é novo ou significa estatização agressiva por parte dos futuros dirigentes nacionais. A economia continuará capitalista e , de preferência competitiva a nível internacional. A nível interno , deverá haver expansão cada vez maior do mercado considerando-se a ascensão que se verifica das classes D e E para a classe C à qual aportaram mais 30 milhões de consumidores. Os amplos programas de construção de casas populares, hidrelétricas, usinas eólicas, navios,UPAs, exploração de riquezas do subsolo e geração de biomassa e combustíveis alternativos, garantirá a expansão do emprego e, acredito, que a geração de novos postos de trabalho com carteira assinada deverá continuar crescendo. Assim sendo, cabe ao Governo Federal fazer investimentos maçicos em Educação e Qualificação de Mão de Obra. Já se admite um crescimento em torno de 8%, extraoficialmente, para os próximos anos, embora a cartilha do Mantega venha sugerindo crescimento médio de 5,5-6%. Confirmando-se as previsões dos diversos institutos de pesquisa, deveremos ter estabilidade política nos próximos quatro anos e , desta forma, com planejamento e responsabilidade,teremos uma oportunidade histórica ímpar de construir uma moderna economia com inclusão social, distribuição de renda, multiplicação de oportunidades, eliminação da miséria, convivendo com as indispensáveis liberdades tão caras e essenciais aos seres humanos. As nossas reservas internacionais ,hoje em torno de US$270 bilhões,asseguram-nos lastro monetário sólido e credibilidade.Há problemas a enfrentar como a supervalorização do real e a elevada dívida interna e os futuros governantes deverão envidar esforços para contorná-los. Não se pode negar, entretanto, que o País está sendo varrido por uma onda de otimismo e , as futuras e necessárias reformas Tributária e Política, assegurarão uma longa convivência com a Paz Social. OLDECIR MARQUES


Nenhum comentário:

Postar um comentário