"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CNI/IBOPE APONTA VITÓRIA DE DILMA NO 1°TURNO


CNI/Ibope: Dilma aparece com 50% das intenções; Serra tem 27% e Marina 13%

  • Carol Pires, do estadão.com.br

    BRASÍLIA – A presidenciável do PT, Dilma Rousseff, venceria a eleição no primeiro turno, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 29, com 50% das intenções de voto, contra 27% de José Serra (PSDB) e 13% de Marina Silva (PV). Outros 8% não sabem ou votarão em branco.

    Em relação à última pesquisa CNI/Ibope, de junho de 2010, o crescimento de Dilma alto, passou de 38% para 50%. José Serra caiu, desde o último levantamento, de 32% para 27%. Marina Silva quase dobrou o número de indicações, de7% para 13%.

    Na simulação de segundo turno entre a petista e o tucano, Dilma venceria a eleição com 55% dos votos, contra 32% de Serra. Em junho, Dilma tinha 45% e Serra 38%. Na hipótese de uma disputa entre Dilma e Marina Silva, Dilma teria 56% dos votos, contra 29% da verde. Em um eventual segundo turno entre Serra e Marina, o tucano venceria a eleição com 43%, contra 35% da candidata verde.

    Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde em quem votará sem ter acesso a lista dos candidatos, Dilma lidera as intenções de voto com 44% das indicações; Serra tem 21%, Marina 10% e o presidente Lula, que não poderia se candidatar, ainda é apontado por 1% do eleitorado. Os demais candidatos apontados somam 1%

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    CNT/Sensus mostra crescimento de Marina no Norte, Nordeste e Centro-Oeste

    29 de setembro de 2010 às 13:23
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    Gabriela Guerreiro
    De Brasília

    Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta-feira mostra crescimento da candidata Marina Silva (PV) nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste no país.

    Segundo o levantamento, o maior crescimento da "onda verde" foi registrado nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a candidata do PV recebeu 17,7% das intenções de votos, contra 23,8% para Serra e 40,9% para a candidata do PT, Dilma Rousseff.

    Dilma continua líder em todas as regiões do país, mas teve queda de 47,6% para 40,9% no Norte e Centro-Oeste em relação à última edição da CNT/Sensus, divulgada no dia 14 de setembro. Nas duas regiões, Serra também caiu de 33,3% para 23,8% --enquanto Marina cresceu de 10,8% para 17,7%.

    O presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, atribui o crescimento da candidata verde aos recentes escândalos de corrupção na Casa Civil. "Houve denúncia de um lado, contra a Dilma, e ataque de outro, feito pelo Serra. E a Marina ficou livre de tudo isso."

    Marina também dobrou de votos no Nordeste, onde cresceu 4,5%, para 10,5%. Dilma teve queda de 69,2% para 62% na região onde ainda assim permanece líder absoluta. No Nordeste, Serra registrou 17% dos votos, contra 17,2% na edição anterior da CNT/Sensus.

    Nas regiões Sul e Sudeste, o cenário permaneceu estável. Dilma lidera no Sudeste com 44,8% dos votos, seguida por Serra, com 27,2% e Marina, com 10,9%.

    A pesquisa mostra liderança de Serra somente na região Sul, onde alcançou 39,4% dos votos nesta edição da pesquisa. Ele é seguido por Dilma, com 34,3% dos votos na região, e Marina aparece em terceiro, com 9,3%.

    A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, com 2.000 pessoas em 136 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 33.103/2010.

    DOCUMENTO

    Segundo a pesquisa, a maioria dos eleitores brasileiros está informada sobre a necessidade de levar título de eleitor e documento com foto no próximo domingo, no momento da votação.

    O levantamento mostra que 81,2% dos eleitores sabem que os dois documentos serão exigidos, enquanto 4,5% acham que somente o título é necessário. Outros 11,1% responderam que só um documento com foto será cobrado na votação.

    Segundo a pesquisa, 91,2% dos eleitores vão comparecer às urnas para votar, enquanto 2,5% não pretendem exercer esse direito. Outros 5,5% responderam que ainda não sabem se vão votar.

    A CNT/Sensus também mostra que 70,7% dos eleitores já definiram seu voto para presidente da República. Outros 24,6% ainda estão indecisos e 4,7% não responderam.

    A pesquisa mostra que 69,8% dos eleitores assistiram pelo menos em parte à propaganda eleitoral gratuita dos candidatos no rádio e TV. Apenas 13,2% da população não teve conhecimento dos programas veiculados no horário eleitoral.
    (Folha Online)

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