"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O LADO SOMBRIO DA FORÇA.

Desespero por 2º turno faz IG dar pesquisa com "109%" de entrevistados

Diz a notícia postada no Portal IG: “Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada de hoje aponta que a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), não tem mais a garantia de vitória no primeiro turno". Confiram o gráfico e concluam
A ânsia de alguns veículos é tamanha de forjar um segundo turno na eleição à Presidência da República que a Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada de hoje pelo Portal IG mostra um gráfico, excluindo o percentual da preferência de votos dos entrevistados. Poderíamos considerar como uma mera salada? Talvez. Não fosse a campanha acirrada que alguns veículos da “velha imprensa” têm alimentado para confundir o eleitorado.

Diz a notícia veiculada, às 3h34 desta terça-feira (28), da Agência Estado, pelo Portal IG: “Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada de hoje aponta que a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), não tem mais a garantia de vitória no primeiro turno. Para vencer as eleições já na primeira fase, é necessário ter 50% mais um voto”.

Mais adiante, a notícia aponta que “Dilma perdeu três pontos porcentuais entre os votos válidos que decidirão as eleições. A petista foi de 54% para 51%. Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo, Dilma pode ter 49% ou 53% dos votos válidos. O candidato José Serra (PSDB) cresceu apenas um ponto - subindo de 31% para 32%. Marina Silva (PV) ganhou dois pontos e passou de 14% para 16% das intenções de votos válidos. Os resultados da pesquisa estimulada apontam Dilma com 46% das intenções de voto; Serra tem 28%, contra 14% de Marina. Votos brancos, nulos e eleitores que não votarão em nenhum candidato somam 3%. O número de indecisos é de 7%. Os outros candidatos não alcançaram 1%”.

Agora comparem com o gráfico publicado (acima) para ilustrar a informação e perceberam o jogo de erros, há cinco dias da eleição!

Ainda bem que no Brasil cresce a percepção dos eleitores, que também são leitores críticos à “velha imprensa”. Foi um leitor que nos alertou para o erro publicado até esse momento no Portal IG. Indignado com a informação lida, ele foi direto ao assunto: se você somar as porcentagens de votos dos entrevistados pelo Datafolha verá que dá 109%. “Cada entrevistado votou mais de uma vez?”, indagou o engenheiro.

Fui verificar in loco (http://is.gd/fxRKp) e o eleitor/leitor tinha razão.

Independente de ter suprimido informações ou acrescentado, o que observamos é uma guerra de informações truncadas, factoides e barrigadas. Antigamente, havia uma propaganda bastante difundida que mostrava uma pessoa falando algum absurdo e uma voz recomendando “tá na hora de começar a ler o.....”. Não há mais dúvidas, é melhor substituir a ´velha imprensa´ pelas agências alternativas e blogs”, que têm compromisso com a democratização da informação e a busca pela verdade.
By: PT SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário