"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 18 de setembro de 2010

"O VOTO CASADO VAI VARRER A BAHIA"


Faltando apenas 15 dias para a eleição, os candidatos Lídice da Mata e Walter Pinheiro colaram de vez no primeiro colocado das pesquisas para o Senado na “Bahia A eleição para o Senado vai ser igual a corrida de cavalo. Eu e Pinheiro começamos lá atrás, fomos passando todo mundo e já estamos assumindo a dianteira. Só que nós temos o pescoço mais comprido, que é a força da nossa militância”, afirmou Lídice da Mata, em discurso proferido nesta sexta-feira, em Vitória da Conquista. “O tufão do voto casado vai varrer a Bahia”, vaticionou.Segundo levantamento realizado pelo Datafolha entre os dias 13 e 14 de setembro, Cesar Borges (PR), com 29%, Lídice da Mata (PSB), com 28%, e Walter Pinheiro (PT), com 27%, estão tecnicamente empatados em primeiro lugar.

“Vamos tirar os dois senadores que estavam lá jogando contra Lula e contra Wagner e vamos colocar dois senadores que são a favor do povo”, arrematou Pinheiro, para quem a melhor pesquisa se faz com o trabalho da militância. “Não vamos ficar deitados na rede esperando a vitória chegar em 3 de outubro. Vamos às ruas buscar voto por voto para fazer um resultado ainda melhor que o das pesquisas”.

A confiança na virada fica cada vez mais evidente se comparados a trajetória dos três candidatos nas pesquisas. Enquanto Borges chegou a ter uma confortável vantagem de 10 pontos e vem caindo, Lídice e Pinheiro não param de subir. Na pesquisa anterior, de 9 de setembro, os índices eram 31%, 28% e 26%, respectivamente.

José Ronaldo (DEM) oscilou um ponto para cima e agora tem 11%. Edvaldo Brito (PTB) tem seu índice inalterado em 9%, e José Carlos Aleluia (DEM), que tinha chegado a 11% na pesquisa anterior, despencou para 7%.

COMENTÁRIO

A socialista Lídice e o evangélico Pinheiro, têm grandes chances de ultrapassar o protocarlista Borges na próxima série de pesquisas Data /Vox/IBOPE. A tendência de crescimento das suas candidaturas está bastante evidente. A militância será decisiva na reta final.Tudo indica que os petistas e seus ecléticos aliados da Bahia, já assimilaram a idéia do voto conjugado.A recondução do senador Borges parece essencial para as futuras negociações políticas com os vencedores, a nível estadual. Sem Borges o poder de barganha dos prefeitos demistas fica bastante reduzido. Borges é dilmista e aliado temporal do lulismo e , a sua reeleição seria bastante significativa na futura condução de entendimentos com o Governo Estadual e Federal. Sendo assim, esta eleição para o senado traz no seu bojo consequências extremamente importantes para o processo político-eleitoral subsequente. Uma vitória da dobradinha Lídice/Pinheiro, somada ao mandato de João Durval, que já se manifestou públicamente favorável à dupla de políticos governistas, trará enormes obstáculos para os futuros postulantes demistas ao cargo de Gestor Municipal em 2012. Um efeito colateral não desejado, mas inevitável, seria o fortalecimento das postulações do ex-prefeito José Ronaldo, que apesar do 4° lugar, parece consolidadar-se como importante liderança local e estadual.Com o DEM vivendo sérias dificuldades, o ex-prefeito sairá ileso deste desastre considerando que 10% de votos numa conjuntura tão desfavorável, dar-lhe-á uma aura de "bom de voto" o que permitirá um marketing sólido e fácil para futuros embates. Fiel ao seu amigo e irmão Paulo Souto,somará créditos morais que somados aos bônus gerenciais, o torna o melhor referenciado demista para 2012/2014. As alianças serão essenciais.O recuo tático mais recente(retirada da candidatura desgastada do seu ex-vice prefeito) e apoio ao jovem deputado Fernando Torres, sinaliza uma retomada de atitudes políticas com visão abrangente, abandonadas as posturas pessoais e de conflito.O vácuo deixado pelo outro fernando será ocupado, com chances reais de vitória,pelo jovem empresário.Estando praticamente definida a eleição para Governador-é virtualmente impossível que todos os Institutos de Pesquisa errem- o mais emocionante desta corrida passa a ser a competição para as duas vagas para o Senado da República. Quanto à minha candidata e meu voto ideológico, Lídice da Mata, sugiro evitar a comparação com uma corrida de cavalos.Melhor seria fazer a analogia com uma corrida de Fórmula I quando os contendores ,, por suas habilidades e competência na tomada de decisões, alcançam a vitória consagradora . Para Lídice, o meu voto e o meu mais sincero desejo de que ultrapasse e vença os seus adversários!OLDECIR MARQUES.

É preciso esclarecer que a expressão varrer tem o sentido de empolgar, espraiar-se por toda a Bahia, convencer mentes e corações da importância deste momento novo e da importância da formação de um bloco parlamentar de apoio que garanta avanços sociais importantes e a consolidação do processo democrático.OLDECIR MARQUES.

As dificuldades da candidatura Serra crescem em proporção geométrica. Salvo catástrofes imprevísiveis,o jogo sucessório parece definido.Não há mais tempo para tentar-se uma recuperação na preferência do eleitorado capaz de levar o pleito para o segundo turno.Assim, torna-se óbvia a necessidade de redirecionar a caça ao voto e preservar os interesses dos candidatos viáveis. O jovem Fernando Torres tem chances ampliadas com o apoio de José Ronaldo.Deverá eleger-se. OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário