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Lula vem assinar ordem de serviço da Ferrovia Oeste-LesteApós a candidata Dilma Roussef ter reafirmado na Bahia que seu compromisso de governo com o Estado é a construção da Ferrovia Oeste-Leste, o Diário Oficial da União publicou o resultado final da licitação de três lotes da Ferrovia que, ao todo, percorre 1.500 quilômetros, ligando Ilhéus, no litoral baiano, a Figueirópolis, no Tocantins. O presidente Lula é esperado na Bahia no próximo dia 29, quando deverá assinar a ordem de serviço para o começo das obras. Com investimento previsto de cerca de R$ 6 bilhões pelo Governo Federal, a estrada de ferro Oeste-Leste (EF 334) terá 1,5 mil quilômetros, de Ilhéus, no Sul da Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins. Na Bahia, ela atravessará 32 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros. No território baiano, a maior parte do trecho passará pelo município de São Desidério, maior produtor de algodão e de grãos do Brasil. A previsão é que a conclusão do primeiro trecho, Ilhéus (Sul) a Caetité (Sudoeste baiano), aconteça em julho de 2011; do segundo, de Caetité a Correntina/Barreiras (Oeste baiano), em julho de 2012; e do terceiro, de Correntina/Barreiras a Figueirópolis (TO), em dezembro de 2012. Ferrovia, Porto Sul e Aeroporto O sistema intermodal de transportes, junto com o Porto Sul e o novo aeroporto internacional de Ilhéus, também faz parte das vantagens que a Ferrovia Oeste-Leste trará diretamente para o Oeste, Sudoeste e Sul da Bahia. O Governo do Estado está fazendo gestões junto ao Governo Federal para que as obras da ferrovia, do Porto Sul e do aeroporto internacional de Ilhéus andem de forma simultânea. O objetivo é que no momento em que a ferrovia estiver iniciando, o porto também esteja integrado dentro desta lógica, não só multimodal, mas também de cronogramas. A integração entre os dois modais (porto e ferrovia) gera uma estimativa de exportação de cargas de 40 milhões de toneladas anuais, a partir do aumento das atividades de mineração no estado, montante que pode aumentar com o decorrer do tempo. Atualmente, os três portos baianos (Salvador, Aratu e Ilhéus) estão com um volume de cargas exportadas de cerca de 10 milhões de toneladas anuais. Entre outras negociações do Governo do Estado para fortalecer o desenvolvimento regional estão a ampliação de voos das companhias Trip e Azul para o interior e a utilização do Porto Sul como alternativa de escoamento da produção de biodiesel do norte de Minas Gerais. No rastro da ferrovia, o Oeste terá mais uma universidade federal e está em construção a BR 135, que corta Barreiras no eixo Norte-Sul e liga a divisa Bahia/Minas Gerais até a divisa com o Piauí. Outro benefício da ferrovia será o aumento da segurança e a redução dos gastos em manutenção de rodovias. Os excessos de cargas das carretas que descem com a soja do Oeste do Estado para os portos, por exemplo, passarão a ser levados de trem. Ilhéus.com.br/Aderino França. Fiz questão de inserir esta foto da Ilhéus da década de 60, (40 longos anos me separam das passadas que dei nas proximidades da velha estação de trens da RFFSA(Rede Ferroviária Federal) que mostra a Estação Ferroviária situada estratégicamente no coração da cidade de Ilhéus e bem próxima do Porto. Lembro-me, com perfeição, dos turbulentos anos 60 e do forte e ativo movimento operário que havia em nosso município associado aos Sindicatos dos Ferroviários e dos Portuários.Associados ao Sindicato dos Bancários, constituiam a base do Movimento Operário em Ilhéus. Na minha juventude pude admirar e aplaudir líderes da envergadura de Ascendino Bina e tantos outros. A história tende a repetir-se nas terras de Jorge Amado e as ferrovias estão de volta com suas inevitáveis e necessárias associações de trabalhadores.OLDECIR MARQUES. Desejo que se crie a alternativa trens de passageiros e , aí então,por via férrea, de forma nostálgica, viajarei e cortarei toda a Bahia e o meu amado Sul, até o Norte do Brasil, orgulhoso de ver o meu País integrado de forma oportuna e corajosa pelo Governo do metalúrgico .OLDECIR MARQUES. |
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