"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A RESSURREIÇÃO DO CAFÉ SÃO PAULO

No distante ano de 1974/75,estando eu na Cidade de Itaetê/Vale do Paraguassu, fui chamado a socorrer humanos que estavam prestes a afogar-se nas águas transbordantes de importante rio que banha vários municípios baianos dentre eles Itaetê e Boa Vista do Tupim,o rio Paraguassu.. Ameaçado de afogar-se nas águas do magnífico rio, lá estava o Deputado Oscar Marques, que havia sofrido acidente na travessia de balsa do município de Boa Vista do Tupim para Itaetê ,no qual tinha uma fazenda. Eu e o médico José Amâncio Ramos Prisco cuidamos de retirá-lo das águas e levá-lo ao Posto Médico da pequenina cidade. Estava alí , diante de um farmacêutico-bioquímico e de um médico contratado pela Prefeitura local, o lendário Oscar Marques, também conhecido pelo nome de Oscar "Tabaréu".Examinado e medicado pelo competente e diligente médico,Oscar se refez rapidamente e a história se espalhou pela pequenina Cidade do Vale do Paraguassu como rastilho de pólvora a queimar-se. A ausculta cardíaca permitiu-nos constatar que ele era portador de válvula mitral artificial( o que foi confirmado pelo paciente) e naquele dia, não falamos de outro assunto ,senão do afogamento e salvamento,das revoltas águas do Paraguassu do lendário amigo de João Saldanha , Chico Pinto e Luis Carlos Prestes.
Hoje resido, aos sessenta anos, próximo ao majestático e encantador Boulevard Shopping e sou assíduo frequentador do Dom Café, onde consumo prazeirosas goladas do mais apetitoso e cheiroso Coffea arábica de legitimidade inquestionável. Há,no Shopping ,uma Alameda cujo nome presta homenagem ao ex-deputado feirense: Alameda Oscar Marques. Sinto-me, assim, ligado à história deste homem, que além de ter o meu sobrenome(uma mera coincidência ),está muito próximo da minha memória neuronal.
Ocorre, nos dias atuais , fenômeno interessante: Oscar gostava, segundo seus amigos ainda encarnados, de frequentar o Café São Paulo,emblemático ponto comercial desta cidade que aglutinava pecuaristas e que funcionava como uma espécie de Bolsa de valores do Boi Gordo e suas variantes. Pecuaristas que o conheceram, movidos por uma onda de nostalgia e necessidade de novos espaços,tendo em vista que o imóvel que abrigava o café famoso tornou-se sede de uma Farmácia, resolveram voltar-se e fixar-se no Café do Dom/Boulevard,também conhecido como Cafe do Ponto,no endereço Alameda Oscar Tabaréu. Discutem ,hoje,como no passado, os preços da arroba do boi enquanto sorvem goladas generosas do mais autêntico café. Discutem política e relembram os tempos idos da Revolução e dos grandes líderes políticos feirenses ,seguidos pela atenciosa atenção dos mais jovens ,embora atentos frequentadores.
Perguntaram-me se a legislação eleitoral permite a publicação,nos jornais e blogs,de enquetes sobre o próximo pleito eleitoral. Consultei a Internet, a incontestável mestra dos internautas e seguidores do mundo digital e, estou certo que sim, a dar confiança à Resolução n° 21.576,art 19, que não permite confundir enquetes com pesquisas. "Devemos sempre esclarecer que na divulgação dos resultados das enquetes o orgão de informação deverá esclarecer que não se trata de Pesquisa Eleitoral, nos moldes do Art.33 da Lei 9.504/97, mas mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, não utilizando metodologia científica e cujos dados são coletados pela livre e espontânea manifestação da vontade dos participantes". Deste modo , busquei saber qual o pré-candidato preferido destes cidadãos do seleto grupo social de pecuaristas e proprietários rurais, nas Eleições 2012,para Prefeito desta amada terra de Oscar Marques. As respostas fluÍram sem o menor espaço para dúvidas e beiraram a unanimidade.O ex-prefeito considerado por todos um notável administrador foi o escolhido.
Não devemos esquecer, entretanto, que "política é como nuvem", a lembrar-nos do mineiro Magalhães Pinto, e só na data certa, cumprindo e obedecendo o que preceitua a Legislação Eleitoral vigente, obedecendo-se os prazos e os limites da lei , é que saberemos, de fato,quem vencerá.
Até lá, que cada um mantenha-se fiel aos seus princípios e convicções e,com respeito mútuo e exercitando-se na prática de uma sociedade cada vez mais democratizada,aguardemos o momento próprio de ungirmos ,com o sagrado direito de escolher, o próximo mandatário desta bela e generosa cidade.


OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário