Projeto estabelece prazo de 90 dias para reajuste de tarifa de ônibus entrar em vigor
A Câmara Municipal está apreciando um projeto que propõe modificar a data de vigência do reajuste da tarifa de ônibus em Feira de Santana. A proposta é de autoria do vereador Roberto Tourinho. De acordo com o projeto, cada novo reajuste da passagem só pode vigorar com um prazo de 90 dias após a publicação da lei.
“Durante este período que antecede a nova tarifa as empresas de transporte coletivo existente no município divulgarão nos meios de comunicação a data e os novos preços a serem adotados”, diz o parágrafo único do projeto.
O vereador Marialvo Barreto disse que há, em Feira de Santana, uma cultura de aplicar o reajuste da tarifa de ônibus em meio a festejos populares como a Micareta. “É uma forma de ludibriar os usuários”.
O autor do projeto, Roberto Tourinho, afirmou que os usuários de ônibus não são avisados com a antecedência necessária sobre o reajuste da tarifa. “Alguns utilizam o transporte e levam no bolso o valor antigo da passagem”, diz ele. Às vezes, observa Tourinho, se define o reajuste em uma sexta-feira e a tarifa nova já vale na segunda. Ninguém é obrigado a ler blogs e ouvir rádio no fim de semana para saber do reajuste tão rapidamente assim”.
Ele informou que o líder da bancada governista, Maurício Carvalho, autor do pedido de adiamento de pauta por cinco sessões – aprovado pelo plenário -, se propõe a emendar o projeto. “Espero que assim o faça. A proposta é de 90 dias. Mas o prazo pode ser flexível. Não queremos mudar o Conselho, nem a forma de reajustar a tarifa, apenas conceder um prazo maior aos usuários, para que sejam informados do aumento. Podemos chegar a um meio termo. Penso que não podemos deixar de modificar esse sistema”.
ASCOM/PONDÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário