"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 10 de outubro de 2010

"A POLÍTICA É COMO NUVEM..."

Idenfificam-se , com facilidade, nesta foto gerada em Vitória da Conquista, município bahiano que surpreendentemente preferiu Serra, apesar de uma forte presença petista, os políticos Aleluia, Imbassahy, Paulo Souto, José Ronaldo, Nilo Coelho,João Almeida... Quantos serão ministros na hipótese de vitória do José Serra? Por onde andavam os prefeitos do DEM? Clique e amplie.

Carreata de Dilma pode trazer surpresas em Feira



A coordenação executiva da campanha do segundo turno de Dilma Rousseff na Bahia programou quatro grandes carreatas no interior do estado até o próximo 17. A de Feira de Santana acontece no dia 15, sexta-feira, às 16 horas.

A candidata do PT venceu o primeiro turno com 47 milhões de votos, a maior votação que uma mulher já obteve na história do Brasil. Ontem o Datafolha divulgou pesquisa mostrando que a tendência pró Dilma permanece, com 54 por cento dos eleitores preferindo a candidata de Lula.

Em Feira a carreata de Dilma pode revelar algumas surpresas em relação a apoios de políticos locais.

Jânio Rêgo

COMENTÁRIO

Sempre bem informado o polêmico e brilhante jornalista Jânio Rêgo, com dois acentos circunflexos.Quais serão as surpresas reservadas para a Carreata da Presidenciável Dilma Roussef?Considerando os números das últimas pesquisas Datafolha,a candidata Dilma parou de perder preciosos pontos. Os números relativos às eleições para Governadores parecem favorecer a ampliação da base lulo-dilmista. O PMDB, partido da base,presente fortemente no Governo,capilaridade nacional incomparável, abrigo de políticos feirenses de expressão , na Bahia, está realinhado com os objetivos do Governo Central, via Geddel,tendo o "kaiser" Michel Temer como avalista Diga-se de passagem que o sr Temer, foi saudado em visita recente a correligionários, como um pacificador, inclusive pelo senador César Borges que não conseguiu recondução para o Senado da República.Um tanto quanto a contragosto, aderiram,mas com o mais absoluto realismo e racionalidade.Haverá adesão dos seguidores de Geddel, em Feira,à campanha da Senhora Roussef? Os candidatos do PR eleitos desfilarão com a Senhora Roussef? Haverá alguma surpreendente adesão demista(lembrem-se que o DEM faz oposição feroz ao Governo Lula)? Não há dúvidas que influências poderão se fazer sentir em decorrência da reeleição do Governador Wagner. As sucessivas eleições de dois em dois anos, submetem os prefeitos do Brasil aos ditames das inevitáveis parcerias. Os grandes municípios carecem dos governos estadual e federal para serem administrados e os pequenos municípios dependem totalmente das políticas centrais sob pena de viverem na mais absoluta penúria. Não há solução:" se correr o bicho pega e se ficar o bicho come". A palavra de ordem é redefinir rumos.Quem desejar reeleição tem que buscar abrigo seguro, que crie condições reais para esta postulação. No caso específico de Feira de Santana, a votação generosa concedida pelo povo ao ex-prefeito,representa um divisor de águas. O DEM nacional sobreviveu à onda vermelha; o DEM bahiano é maior que o PSDB bahiano. Se medirmos por densidade eleitoral, não se pode negar que o ex-prefeito,tornou-se a 1° ou 2° grande liderança demista no Estado, maior que o seu padrinho Paulo Souto e melhor situado que o deputado ACM Neto. Os adversários do "kaiser"José, não podem esquecer que ele será candidato em 2012, com grandes chances de eleger-se no 1° Turno, considerando-se o aval estratosférico de 86% dos votos válidos para o Senado,em Feira, prova inconteste de prestígio político e credibilidade junto à população. Quem desejar enfrentá-lo em 2012,terá que ter "guarda-chuva" poderoso e generoso, pois a sua imagem de bom gestor e líder está consolidada. Assim, surpresa para mim ,seria vê-lo no palanque da Senhora Roussef e isto não acontecerá.
O palanque serrista em Vitória da Conquista registrou várias ausências. Podemos inferir que os ausentes de Conquista estarão presentes em Feira? Não temos certeza e não temos segurança quanto à utilidade de adesões na primeira semana do 2° turno. De qualquer sorte, a candidata Roussef, sinaliza recuperação e o tamanho do seu exército não deixa dúvidas quanto às possibilidades reais de vitória. "Política é como nuvem...", segundo Magalhães Pinto, banqueiro e político mineiro, conterrâneo de Tancredo e tio do escorregadio Aécio. Assim, é preciso cuidado e análise racional e é indispensável não esquecer a Lei Complementar 35/2007 que exacerba a Fidelidade Partidária. Vivemos tempos radicais e não haverá muito espaço para erros e imprecisões. Deste modo,não será surpresa a assunção da candidatura da Senhora Roussef pelo bloco feminino do PR. Aliás,esta postura, já deveria ter sido adotada desde o 1° turno, considerando que o PR é partido de destaque da Coligação Para o Brasil Seguir Mudando. Só a leniência obsequiosa da política profissional,um jôgo submetido às diversas variantes da Teoria das Probabilidades,admite estas práticas . As fotos serão produzidas à profusão, mesmo porque serão de forte apreciação estética.
E,assim, seguimos sonhando com um País melhor, embora o pragmatismo dos políticos profissionais continue a dar o tom das campanhas. Eu me contentaria se houvesse um esforço, honesto e sincero, para serem melhores gestores e administrassem de forma simétrica, reduzindo desperdícios, contratações desnecessárias, estabelendo prioridades e planejando sem parar, sempre.
Estou em estado de repouso remunerado e escrevo-lhes do Conforto Médico a ouvir o gargalhar de médicos de classe média, de mãos atadas, sem vagas para trabalhar. Têm competência e juventude.Saúde e disposição. São patrimonialistas e querem enriquecer, entretanto, não há vagas no berçário, não há leitos disponíveis para as mães e o Centro Obstétrico e o Centro Cirúrgico estão sucateados, embora tenhamos Tecnologia de Ponta e Equipamentos complexos e caros à nossa disposição. Falta GESTÃO. Há boa vontade,alinhamento político, mas falta APETÊNCIA e TREINAMENTO. O MODELO GERENCIAL é espontaneísta e desprovido de fundamentos científicos e iremediàvelmente contaminado por interesses políticos futuros. Ficarei feliz com uma adesão em massa à senhora Roussef, entretanto é indispensável rever e discutir a prática administrativa atual.Sob pena de voltarmos ao comando dos velhos gerentes conservadores. Espero estar distanciado deste cenário ao abrigo de uma doce aposentadoria. Que Deus, o mesmo Deus que premiou Dilma com um pequenino ser de luz, nos ilumine e nos proteja. Os seres humanos têm corpo biológico, corpo psicológico e um espirito, centelha divina que nos liga ao criador. Submetamo-nos aos ditames da evolução espiritual. Sem medos! OLDECIR MARQUES Postado às 11:05 hs do dia 10/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário