"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CIRURGIA BARIÁTRICA E DIABETES TIPO II

Pesquisadores estão avaliando como operação para obesidade reverte a resistência à insulina no organismo dos pacientes

Foto: Divulgação/Universidade de Copenhagen
O pesquisador disse Michael Taulo Lund
O pesquisador disse Michael Taulo Lund

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, estão realizando um estudo para descobrir como uma operação para a obesidade, que resulta em uma considerável perda de peso, também é capaz de curar o diabetes, em apenas 24 horas.

A operação para obesidade ignora a maior parte do estômago e intestino delgado, enviando os alimentos diretamente para o cólon. Os resultados do procedimento são surpreendentes: os pacientes perdem cerca de 60 ou 70 % do seu excesso de peso.

Um efeito colateral não intencional é que os pacientes também estão ficando curados do diabetes tipo 2 em apenas 24 horas.

"Nós não sabemos porque isso acontece", disse o pesquisador disse Michael Taulo Lund, que está conduzindo o projeto de pesquisa para monitorar um grupo de pacientes obesos antes e após a operação, para explicar como a cirurgia afeta uma doença incurável.

"A grande maioria dos diabéticos tipo 2 está acima do peso. A insulina necessária para orientar o açúcar do sangue para os músculos começa a funcionar mal quando você está muito acima do peso. Se há muito açúcar no sangue após uma refeição, que é, naturalmente, como nós definimos o diabetes, o pâncreas tenta direcionar o açúcar para os músculos, tecidos e órgãos. Se esta situação não é regulamentada, o pâncreas finalmente desiste e é incapaz de produzir insulina por mais tempo. Quando isso acontece, torna-se menos provável que a cirurgia da obesidade seja capaz de curar o diabetes do paciente. Mas se a operação for realizada antes que esse estágio seja alcançado, em pouco tempo todos os paciente são quase sempre curados do diabetes", explicou Lund.

"Estamos monitorando pacientes com obesidade mórbida, com e sem diabetes. Isso vai nos dizer se há uma diferença na maneira como seus corpos reagem à operação", acrescentou. "Sabemos que perder peso ajuda pacientes com diabetes tipo 2. Mas os diabéticos obesos são curados da doença logo após a cirurgia, quando ainda não começaram a perder peso. Qual é a explicação para isso? Fundamentalmente, o que é isso que normaliza os níveis de açúcar no sangue?"

"Temos observado que a operação significa que os pacientes começam a secretar o hormônio GLP1 no trato digestivo após as refeições, e isso afeta o centro da saciedade no cérebro, estimulando o pâncreas a produzir insulina. Isto acontece imediatamente após a operação. Em seguida, o paciente começa a perder muito peso, e seu corpo precisa de menos insulina, enquanto se torna mais sensível a ela. Isso de qualquer forma é a minha hipótese e é o que vamos agora investigar", afirmou Lund.

Durante os testes, que têm previsão de duração de até 3 anos, os pesquisadores vão avaliar se a perda de peso através da cirurgia é tão boa quanto a perda de peso através de dieta ou exercício físico e como o procedimento afeta a dieta e os exercícios dos pacientes. A equipe de pesquisa vai avaliar também se as células em seus corpos se alteraram de alguma forma, e em caso afirmativo, investigar o porquê dessa mudança.

Fonte: Isaude.nett

Nenhum comentário:

Postar um comentário