"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 31 de outubro de 2010

Canabinóides pode ser terapia alternativa para dor em doença falciforme

Atualmente, o único tratamento aprovado para tratamento da dor crônica e aguda em pacientes com anemia falciforme são opióides

Foto: Divulgação/UM
Pesquisadores da Medical School descobriram que canabinóides oferecer um novo tratamento para a dor intensa causada pela doença falciforme
Pesquisadores da Medical School descobriram que canabinóides oferecer um novo tratamento para a dor intensa causada pela doença falciforme

Uma equipe de pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu que canabinóides oferecem uma nova abordagem para aliviar a dor crônica e aguda causada pela doença falciforme (DF).

Usando um modelo de rato, kalpna Gupta e colegas da Universidade de Minnesota estudaram os mecanismos da dor, observando os animais que apresentaram tanto a dor músculo-esqueléticas, quanto sensibilidade à temperatura, sintomas semelhantes aos sentidos por seres humanos com anemia falciforme.

A equipe comparou duas classificações de drogas com habilidade para controlar a dor sentida pelos animais: os opiáceos (tradicionalmente prescritos) e os canabinóides, um composto sintético à base de derivados da maconha (nova abordagem terapêutica). Atualmente, o único tratamento aprovado para tratamento da dor severa no DF são opióides.

Usando microscopia confocal, um tipo preciso de varredura a laser que permitiu aos pesquisadores observar as vias nervosas dos animais, Gupta e equipe foram capazes de estudar as mudanças estruturais nas vias neuronais que são ativadas quando o animal está sentindo dor.

Ao comparar os efeitos que cada classificação de droga tinha no nível de dor do animal, os pesquisadores descobriram que os canabinóides também diminuíram a quantidade de dor que os animais sentiram.

No entanto, foram utilizadas doses muito menores de canabinódes para atingir o mesmo nível de alívio da dor. Além disso, como a equipe injetou o canabinóide diretamente no corpo em doses muito baixas, os efeitos colaterais indesejáveis que resultam das altas doses da droga no cérebro foram minimizadas.

"Este estudo fornece a prova de que podemos utilizar outras classificações de medicamentos para tratar a dor em pacientes com doença falciforme", disse Gupta. "Os canabinóides oferecem uma grande promessa no tratamento da dor crônica e aguda, e são eficazes em quantidades muito menores do que os opióides, o único tratamento aprovado atualmente para essa doença".

A doença falciforme é uma desordem genética do sangue que afeta os glóbulos vermelhos no corpo, transformando-o em foice ou meia-lua. A forma crescente das células faz com que seja difícil para eles passar por pequenos vasos sanguíneos do corpo, formando blocos que diminuem o fluxo de sangue.

A diminuição do fluxo sanguíneo, muitas vezes, causa uma variedade de outras complicações de saúde graves, incluindo acidente vascular cerebral e lesões em órgãos vitais como pulmões, baço, rins e fígado.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário