Canabinóides pode ser terapia alternativa para dor em doença falciforme
Atualmente, o único tratamento aprovado para tratamento da dor crônica e aguda em pacientes com anemia falciforme são opióides
Uma equipe de pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu que canabinóides oferecem uma nova abordagem para aliviar a dor crônica e aguda causada pela doença falciforme (DF).
Usando um modelo de rato, kalpna Gupta e colegas da Universidade de Minnesota estudaram os mecanismos da dor, observando os animais que apresentaram tanto a dor músculo-esqueléticas, quanto sensibilidade à temperatura, sintomas semelhantes aos sentidos por seres humanos com anemia falciforme.
A equipe comparou duas classificações de drogas com habilidade para controlar a dor sentida pelos animais: os opiáceos (tradicionalmente prescritos) e os canabinóides, um composto sintético à base de derivados da maconha (nova abordagem terapêutica). Atualmente, o único tratamento aprovado para tratamento da dor severa no DF são opióides.
Usando microscopia confocal, um tipo preciso de varredura a laser que permitiu aos pesquisadores observar as vias nervosas dos animais, Gupta e equipe foram capazes de estudar as mudanças estruturais nas vias neuronais que são ativadas quando o animal está sentindo dor.
Ao comparar os efeitos que cada classificação de droga tinha no nível de dor do animal, os pesquisadores descobriram que os canabinóides também diminuíram a quantidade de dor que os animais sentiram.
No entanto, foram utilizadas doses muito menores de canabinódes para atingir o mesmo nível de alívio da dor. Além disso, como a equipe injetou o canabinóide diretamente no corpo em doses muito baixas, os efeitos colaterais indesejáveis que resultam das altas doses da droga no cérebro foram minimizadas.
"Este estudo fornece a prova de que podemos utilizar outras classificações de medicamentos para tratar a dor em pacientes com doença falciforme", disse Gupta. "Os canabinóides oferecem uma grande promessa no tratamento da dor crônica e aguda, e são eficazes em quantidades muito menores do que os opióides, o único tratamento aprovado atualmente para essa doença".
A doença falciforme é uma desordem genética do sangue que afeta os glóbulos vermelhos no corpo, transformando-o em foice ou meia-lua. A forma crescente das células faz com que seja difícil para eles passar por pequenos vasos sanguíneos do corpo, formando blocos que diminuem o fluxo de sangue.
A diminuição do fluxo sanguíneo, muitas vezes, causa uma variedade de outras complicações de saúde graves, incluindo acidente vascular cerebral e lesões em órgãos vitais como pulmões, baço, rins e fígado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário