"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 31 de outubro de 2010

Células-tronco de árvores permitem produção em escala de droga contra o câncer

Pesquisadores isolaram e cultivaram células de Teixo, cuja casca é uma fonte natural do composto anticancerígeno paclitaxel

Foto: Divulgação / Merck
Profissional acompanha processo de produção de medicamentos
Profissional acompanha processo de produção de medicamentos

Pesquisadores da Universidade de Edinburg, no Reino Unido, descobriram que um medicamento popular contra o câncer pode ser produzido de forma barata e sustentável utilizando células-tronco derivadas de árvores.

Os pesquisadores isolaram e cultivaram células-tronco de um Teixo, árvore cuja casca é uma fonte natural do composto anticancerígeno paclitaxel. O desenvolvimento pode permitir que o composto seja produzido em escala comercial a baixo custo, sem subprodutos prejudiciais.

Os cientistas e engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dizem que o tratamento medicamentoso - atualmente utilizado no tratamento do câncer de pulmão, ovário, mama, cabeça e pescoço, pode se tornar mais barato e mais amplamente disponível.

Atualmente, um extrato da casca de árvore de Teixo é usada para fabricar industrialmente o composto paclitaxel. No entanto, este processo é caro, requer o fornecimento de árvores maduras, e cria subprodutos prejudiciais ao meio ambiente.

Os pesquisadores afirmam que o uso de células-tronco teria o efeito de criar uma oferta abundante do medicamento. O processo custaria muito menos do que os métodos convencionais.

Os cientistas também cultivaram células-tronco de outras plantas com aplicações médicas. Isso indica que a técnica poderia ser utilizada para fabricar outros produtos farmacêuticos importantes além de paclitaxel.

"As plantas são uma rica fonte de medicamentos. Nossos resultados podem oferecer uma forma de baixo custo, limpa e segura para aproveitar o poder de cura das plantas, que pode ajudar a tratar câncer e outras condições ", disse o pesquisador Gary Loake.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário