"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nicotina pode ter papel importante no tratamento do Alzheimer

Receptores da substância no cérebro eliminam os efeitos colaterais causados por uma droga promissora contra a doençaFoto: Divulgação

Senhoras de idade que sofrem do mal de Alzheimer
Senhoras de idade que sofrem do mal de Alzheimer

Uma equipe de neurocientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, conseguiu eliminar os efeitos colaterais causados por uma droga promissora contra o Alzheimer, estimulando os receptores de nicotina do cérebro.

Os cientistas acreditam que um excesso de produção de um peptídeo chamado de A-beta no cérebro é a causa da doença de Alzheimer e está desenvolvendo tratamentos com medicamentos que impedem a ação da enzima BACE1, que produz A-beta.

Mas Hei-Kyoung Lee e sua equipe, que inclui pesquisadores da Universidade de Maryland e da Universidade Johns Hopkins, já descobriu que a eliminação da enzima BACE1 em ratos de laboratório tornaram alguns dos animais confusos e agressivos. "Os camundongos apresentam sinais de esquizofrenia e perda de memória quando você bloqueia a enzima", disse Lee. "BACE1 é um alvo de droga muito promissor, mas você tem que superar esses efeitos colaterais debilitantes, obviamente, para tratar eficazmente a doença de Alzheimer."

Lee e sua equipe têm buscado uma solução que poderia contornar a função anormal do cérebro e os efeitos colaterais comportamentais causados pela inibição de BACE1, e eles acreditam que encontraram. Eles localizaram o receptor que é alvo da nicotina, o receptor de acetilcolina nicotínicos alpha7, como um potencial alvo terapêutico.

"Ao estimular o receptor alpha7 com nicotina, conseguimos recuperar a função normal do cérebro", explica Lee. "Estamos muito esperançosos de que esta será uma maneira de superar os déficts observados com a inibição de BACE-1."

O grupo de pesquisa identificou a deficiência orgânica do cérebro na regulagem da absorção de cálcio pelos neurônios. O cálcio desencadeia a liberação de neurotransmissores, substâncias químicas que transmitem sinais de um neurônio para uma célula-alvo através de uma sinapse.

"Os ratos com BACE1 inibida têm menos sinalização do cálcio no neurônio pré-sináptico, e é por isso que eles estavam liberando menos neurotransmissores", disse Lee. "Descobrimos que os receptores no terminal pré-sináptico estavam ligados a uma via de sinalização do cálcio. Este receptor Alpha7 passa a ser de um dos receptores pré-sinápticos que é um canal de cálcio, e nós pensamos que poderíamos usar isso para melhorar a sinalização do cálcio."

Os pesquisadores descobriram que a nicotina ativa a absorção de cálcio e, portanto, o mecanismo de liberação do neurotransmissor.

"Após o tratamento com nicotina os ratos liberaram quantidades normais do neurotransmissor, como visto nos cérebros dos animais normais", observou Lee.

Lee está otimista sobre o potencial desta descoberta, mas também diz que estudos comportamentais ainda precisam ser realizados para determinar se camundongos sem BACE1 tratados com nicotina funcionarão normalmente.

"Se você libera nicotina ou qualquer coisa que pode ativar este receptor, juntamente com o inibidor BACE1, então você provavelmente pode recuperar a função normal", afirma Lee. "Este é um desenvolvimento animador já que a nicotina é uma droga já conhecida, que poderia ser facilmente usada terapeuticamente com o tratamento do Alzheimer."

ISaúde.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário